Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As consequências do desastre ambiental em Mariana

As consequências do desastre ambiental em Mariana

por Mauro Bellesa - publicado 01/12/2015 09:25 - última modificação 09/12/2015 16:51

"Desastre Ambiental da Samarco — Impactos e Recuperação" é o tema do seminário que se realiza no dia 7 de dezembro, às 14h, com exposições de cinco professores da USP, que explicarão as consequências do desastre e as medidas para a recuperação ambiental da região.

O rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco em Mariana (MG), no dia 5 de novembro, é o maior desastre ambiental já ocorrido no Brasil e um dos cinco maiores na história mundial.

Além de provocar a morte de 13 pessoas (ainda há oito pessoas desaparecidas), destruir as casas de 250 famílias dos subdistritos de Mariana e causar vários outros impactos sociais e econômicos, a torrente de lama afetou recursos hídricos (especialmente o Rio Doce, até sua foz no Espírito Santo) e ecossistemas terrestres e marinhos.

Bento Rodrigues devastado pela lama da Samarco
Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana (MG), devastado
pela lama da barragem rompida da mineradora Samarco

No dia 7 de dezembro, às 14h, no seminário Desastre Ambiental da Samarco — Impactos e Recuperação, cinco professores da USP de várias disciplinas explicarão a gravidade das consequências do desastre e o que precisa ser feito para a recuperação socioambiental das áreas afetadas. O seminário poderá ser assistido presencialmente, na antiga sala do Conselho Universitário (mediante inscrição prévia), ou pela internet.

Os expositores e respectivos temas serão: Ana Paula Fracalanza (IEA, EACH e Procam-IEE-USP) — Os Impactos nos Recursos Hídricos; Luis Enrique Sánchez (IEA e EP-USP) — Os Riscos das Barragens de Rejeitos; Marcos Buckeridge (IB-USP) — Os Impactos nos Ecossistemas; Pedro Luiz Cortês (ECA-USP) — A Dinâmica da Tragédia; e Pedro Jacobi (IEA, FE e Procam-IEE-USP) — Os Impactos Sociais. A moderação será de Jacobi, que é coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, organizador do evento.

Desastre Ambiental da Samarco — Impactos e Recuperação
7 de dezembro, 14h
Antiga sala do Conselho Universitário, rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, mediante inscrição prévia – Transmissão ao vivo pela internet