Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ciclo sobre conservação e restauração de bens culturais começa dia 26

Ciclo sobre conservação e restauração de bens culturais começa dia 26

por Mauro Bellesa - publicado 11/10/2017 12:05 - última modificação 21/11/2017 11:52

No dia 26 de outubro, às 10h, será realizado mesa-redonda "Atuação do Conservador-Restaurador: O Conservador de Museu e o Conservador de Ateliê", primeira de um ciclo sobre a conservação e restauração de bens culturais no Brasil.
Restauração da obra "Alegoria às Artes", de Léon Pallière - MNBA
Especialista do Museu Nacional de Belas Artes trabalhando na restauração, em 2015, da obra "Alegoria às Artes", pintada em 1855 por Léon Pallière (1823-1887)

Os trabalhos de conservação-restauração de bens culturais são de caráter inter e transdisciplinar, sendo que um dos maiores desafios a serem superados é a dificuldade de comunicação e troca de conhecimento e experiência entre diferentes profissionais e grupos que nela atuam.

Para promover essa interação entre museólogos, conservadores, restauradores, curadores e cientistas da conservação, o IEA inicia no dia 26 de outubro, às 10h, um ciclo de mesas-redondas sobre temas relevantes da área.

O tema do encontro inicial é "Atuação do Conservador-Restaurador: O Conservador de Museu e o Conservador de Ateliê". Os debatedores serão: Teresa Cristina Toledo de Paula, do IEA e do Museu Paulista (MP) da USP; Ana Carolina Delgado Vieira, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP; Karen Barbosa, do Museu de Arte de São Paulo (Masp); e Stephan Schäfer, da Stephan Schäfer Conservação e Restauro. A mediadora será Isis Baldini Elias, do IEA.

Segundo os organizadores do ciclo, as dificuldades para a interação entre os profissionais da área deve-se, em parte, ao fato de existirem poucos canais de comunicação com abrangência territorial compatível com o tamanho do país, "o que torna a formação e atualização de conhecimentos pouco acessíveis a diversos profissionais".

"No que se refere à graduação, por exemplo, existem apenas três cursos, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Esse distanciamento dificulta o contato e a troca de experiências entre profissionais e, sobretudo, entre alunos. Numa época em que as informações são transmitidas a elevadas velocidades, iniciativas oferecendo melhor acessibilidade ao conhecimento e compartilhamento de experiências são necessárias e urgentes."

Os interessados em participar da mesa-redonda do dia 26, devem enviar mensagem para bbm@usp.br a partir do dia 13 até o dia 18. Os 50 primeiros inscritos receberão mensagem por e-mail no dia 20 com a confirmação de sua inscrição. Quem não puder participar presencialmente poderá acompanhar o debate ao vivo pela internet e enviar comentários e perguntas aos integrantes da mesa-redonda.

O público-alvo do ciclo são conservadores, restauradores, curadores, museólogos, químicos, físicos, biólogos, engenheiros, cientistas da conservação, produtores e gestores culturais, alunos de graduação e pós-graduação, funcionários de equipes culturais, entre outros profissionais.

A organização é do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado, do IEA, com apoio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Museu Paulista (MP), os três da USP, e do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas.

A Comissão Organizadora é formada por: Carlos Zeron (diretor da BBM-USP); Isis Baldini Elias (IEA), Martin Grossmann (ex-diretor do IEA e coordenador do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado); Teresa Cristina Toledo de Paula (IEA e MP-USP); e Thiago Puglieri (Universidade Federal de Pelotas). A comissão prevê a realização de mais quatro mesas-redondas, com temas, datas e debatedores a serem confirmados oportunamente.


Atuação do Conservador-Restaurador: O Conservador de Museu e o Conservador de Ateliê
26 de outubro - 10h
Sala de Eventos do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito; inscrições (até a lotação da sala) de 13 a 18 de outubro via mensagem para bbm@usp.br
Para assistir ao vivo pela internet não é preciso se inscrever
Mais informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone: (11) 3091-1678
Página do evento: www.iea.usp.br/eventos/conservacao-e-a-restauracao-1

Foto: Oscar Liberal/Iphan