Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Coordenador de grupo do IEA-RP é homenageado na Colômbia

Coordenador de grupo do IEA-RP é homenageado na Colômbia

por Thais Cardoso - publicado 03/10/2022 14:30 - última modificação 05/10/2022 11:12

Norberto García-Cairasco recebeu medalha na câmara municipal e participou de oficina em escola da cidade de Santiago de Cali, onde nasceu

O coordenador do Grupo de Estudos Rede Ciência, Artes, Educação e Sociedade (CienArtES), Norberto García-Cairasco, foi homenageado neste mês em sua cidade natal, Santiago de Cali, na Colômbia. Ele recebeu a medalha Santiago de Cali en Grado Cruz de Oro, reconhecimento máximo concedido em uma cerimônia no Consejo Distrital (câmara municipal) da cidade.

Além dele, também recebeu a homenagem o professor da University of Western Australia e especialista em Ecofisiologia e Genética Jairo Palta. Cairasco e Palta coordenaram ainda o workshop “Ciência e Arte”, na escola de ensino fundamental Republica de Panamá, da Institución Educativa Técnica Industrial Multiproposito, localizada no bairro Siloé, lugar onde eles moraram na infância.

O objetivo dessa oficina foi colaborar com o trabalho que está sendo desenvolvido em sala de aula sobre a formação da atitude científica e do espírito de pesquisa e o desenvolvimento do pensamento e autonomia. dialogar com as crianças sobre os desafios de seguir carreira na ciência e na educação, com questionamentos e explorações sobre o cérebro, o sistema nervoso e seu funcionamento e as reais possibilidades de preservação do planeta.

Cairasco tem graduação em Biologia pela Universidad Del Valle, na Colômbia, mestrado e doutorado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e pós-doutorado na Duke University Medical Center. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia, atuando principalmente e de maneira integrada nos seguintes temas: Avaliação Comportamental (Neuroetologia Quantitativa), Eletrofisiológica e Molecular de Alterações do Controle Motor, entre elas Epilepsia (Experimental e Clínica), Transtorno Obsessivo Compulsivo e Parkinson. Estuda também Plasticidade no Sistema Auditivo, Integração Sensório-Motora e Sensório-Límbica.

A cerimônia de entrega da medalha Santiago de Cali en Grado Cruz de Oro pode ser vista no canal do Concejo Distrital de Santiago de Cali no YouTube. A atividade desenvolvida no Institución Educativa Técnica Industrial Multiproposito também está registrada em vídeo neste link.

Sobre o Grupo de Estudos Rede CienArtES

O Grupo de Estudos Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade (CienArtES), do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, propõe discussões que consideram, de forma abrangente e democrática, saberes e aspectos da Ciência, Neurociência e Fisiologia Integrativas associadas às Artes, à Filosofia, à História e à Educação. Conheça as atividades realizadas pelo grupo neste link.

Para ficar informado sobre os eventos da Rede CienArtES, inscreva-se na newsletter do grupo. Para saber mais sobre outros eventos do IEA-RP, inscreva-se na newsletter do IEA-RP.