Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Coordenador do IEA Polo São Carlos realiza conferência sobre Lina Bo Bardi na Itália

por Thais Cardoso - publicado 27/02/2015 14:45 - última modificação 11/08/2015 16:58

linabo_2015.jpgO coordenador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP Renato Anelli ministrou ontem em Roma, Itália, a conferência Lina Bo Bardi. Una protagonista della transformazione politica e intellettuale in Brasile. O evento, que integra a mostra Lina Bo Bardi in Italia. Quello Che volevo, era avere Storia,  foi realizado no MAXXI Museo Nazionale delle Arti del XXI Secolo.

Anelli, que também é docente do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, abordou, entre outros pontos, o papel de Lina na história política e intelectual do Brasil e sua participação no desenvolvimento industrial de São Paulo, já que a arquiteta dirigiu no MASP, no início dos anos 50, cursos de desenho industrial e de moda.

Também na década de 50, segundo o docente, Lina dirigiu o Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador. “A partir desse museu, Lina coordena uma ampla pesquisa sobre cultura popular, que interpreta como a ‘civilização da sobrevivência’ busca subsídios para um novo tipo de desenho industrial, apoiado na essencialidade dos objetos produzidos no sertão nordestino”, diz ele.

Ao final, ele fez uma revisão das posições mais radicais da arquiteta nos anos 70, quando se aproximou do teatro de vanguarda e buscou obras que procuravam a participação comunitária.  “Entre a Itália e o Brasil, Lina constrói um posicionamento teórico crítico próprio, que procura sua materialização na arquitetura, no design, na cenografia e na gráfica”, afirma ele.

Com informações da Assessoria de Imprensa do IAU