Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Criado grupo de estudos sobre neurociência

Criado grupo de estudos sobre neurociência

por Mauro Bellesa - publicado 16/08/2013 17:50 - última modificação 19/08/2013 17:05

A criação do Grupo de Estudo Reflexões em Neurociência Contemporânea, primeiro grupo do Polo Ribeirão Preto do IEA, foi aprovada pelo Conselho Deliberativo em reunião no dia 9 de agosto.

A criação do Grupo de Estudo Reflexões em Neurociência Contemporânea, primeiro grupo do Polo Ribeirão Preto do IEA, foi aprovada pelo Conselho Deliberativo em reunião no dia 9 de agosto. O coordenador da iniciativa é o neurofisiologista Norberto Garcia Cairasco, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O grupo discutirá as funções e disfunções do cérebro a partir de uma visão integrada e transdisciplinar. Serão levados em conta aspectos ligados ao cérebro subjacentes às análises de vários campos do conhecimento, conceitos filosóficos e características do comportamento humano, entre os quais: história da arte, história da ciência, consciência, livre-arbítrio, moralidade, violência e tomada de decisão. Edward O. Wilson, Francis Click, Thomas S. Kuhn, Denis Noble, Semir Zeki e Anne Fadiman são alguns dos autores cujas abordagens servirão de referência para as discussões.

Algumas das atividades já definidas pelo grupo são: contribuir para a realização do simpósio internacional NEWroscience 2013 — Epilepsies: Complexity and Comorbidities, que acontece de 18 a 21 de setembro na FMRP; organizar mesas-redondas sobre assuntos polêmicos relacionadas à neurociência na contemporaneidade, dando continuidade a série de eventos sobre o tema realizada em 2012 e 2013; e contribuir na divulgação da 3ª Semana Nacional Cérebro, prevista para março de 2014.