Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Criado novo grupo de pesquisa sobre direitos humanos

Criado novo grupo de pesquisa sobre direitos humanos

por Mauro Bellesa - publicado 13/05/2016 09:50 - última modificação 06/06/2016 10:25

A criação do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memoria foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do IEA no dia 9 de maio.
José Sergio de Carvalho Paulo Endo - Perfil
José Sergio Fonseca de Carvalho (à esq.) e Paulo
Cesar Endo são os coordenadores do novo gruupo

O Conselho Deliberativo do IEA aprovou no dia 9 de maio a criação do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória, que dará continuidade a parte das atividades desenvolvidas pela Cátedra Unesco de Educação para Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, que funcionou no Instituto de abril de 1996 a outubro de 2014.

Além disso, o grupo pretende aprofundar, em nível teórico e conceitual, o caráter interdisciplinar das pesquisas em direitos humanos, “colocando à prova seus pontos de tangenciamento e erosão na consolidação ou depreciação das democracias”, segundo os coordenadores.

Para maior abrangência da proposta, o grupo considera oportuno incluir em seu trabalho os estudos sobre a memória social e política, que hoje são "praticamente inextrincáveis das reflexões sobre o direito em suas dimensões subjetiva, cultural, social e política”, o que é evidenciado, de acordo com os coordenadores, por pesquisas, museus, memoriais e lutas em torno da memória em todo o mundo.

Os participantes da iniciativa são pesquisadores de psicanálise, psicologia, filosofia, sociologia, teoria e crítica literária, direito, teoria política contemporânea, história, educação, antropologia e ciência política.

Haverá um trabalho de aproximação das iniciativas, grupos e pesquisadores que compõem a rede de pesquisa nacional e internacional de cada integrante.

Os resultados das pesquisas serão apresentados e debatidos em seminários, "com o especial interesse em contribuir para a formação de uma cultura política fundada nos princípios da democracia e dos direitos humanos".

A programação do grupo já prevê a realização de quatro eventos públicos:

• Seminário Literatura e Guerra, em 2016;
  • 2º Seminário Memória, Memoriais e o Futuro das Democracias, em 2017;
  • 2º Colóquio Psicanálise e Teoria Política Contemporânea, em 2017;
  • 2º Seminário Internacional sobre o Pensamento Político de Hannah Arendt e a Formação Educacional, em data a ser definida.

Integrantes

O novo grupo tem como integrantes permanentes:

Os integrantes colaboradores são:

• Etienne Tassin – Universidade Paris 7;
  • Paula Hunzikler – Universidade de Córdoba, Espanha;
  • Fina Birulés – Universidade de Barcelona, Espanha;
  • Wojciech Owczarski – Universidade de Gdansk, Polônia;
  • Edson Souza – Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
  • Susel Oliveira da Rocha – Universidade Estadual da Paraíba;
  • Maria José de Resende – Universidade Estadual de Londrina;
  • Wânia Pasinato – ONU-Mulher

Também atuarão no grupo os pesquisadores em pós-doutorado Gabriela Gramkow e André Costa e os pós-graduandos Fernanda Castro Fernandes de Oliveira, Juliana Brandão, Daniele Kowalewski, Juliana Martins, Pedro Lagatta e Rose Miyahara.

Fotos: Leonor Calazans/IEA-USP