Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Subjetividade e sofrimento na vida contemporânea (EVENTO ADIADO)

Subjetividade e sofrimento na vida contemporânea (EVENTO ADIADO)

por Mauro Bellesa - publicado 14/11/2014 14:30 - última modificação 28/11/2014 10:57

Seminário "Crise de Filiação: Subjetividade e Sofrimento" realiza-se no dia 28 de novembro, às 14 horas, no Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.

Grupo de Pesquisa Humanidades e Mundo Contemporâneo do IEA realiza no dia 28 de novembro (evento adiado para fevereiro de 2015), às 14 horas, no Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, o seminário Crise de Filiação: Subjetividade e Sofrimento. Segundo os organizadores, o evento busca refletir sobre "o 'tempo da agressão', que, acelerado, inviabiliza a formação da experiência identitária em suas camadas heterogêneas, dos laços do pertencimento e memória, substituídos por traumas sucessivos na espetacularização da dor segundo o mercado publicitário e o marketing político".

Os expositores serão Cynthia A. Sarti, professora da Unifesp-Guarulhos; Maria Inês Assumpção Fernandes, professsora do Instituto de Psicologia da USP; e Tales Ab'Saber, professsor da Unifesp-Guarulhos. A moderação será da coordenadora do grupo de pesquisa Olgária Matos, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Cynthia falará sobre Memória e Esquecimento, fazendo uma reflexão sobre o papel das recordações na constituição de uma memória comum compartilhada, no limiar entre narrativa e cura, trauma e resiliência psíquicos e políticos da contemporaneidade.

A Ruptura na Filiação será o tema de Maria Inês. Ela analisará o  sentido da perda da transmissão psíquica e suas consequências na constituição da subjetividade e ao longo das gerações, o que permitia narrativas familiares e de pertencimento simbólico e identitário.

Ab´Sáber chamou sua exposição de A Música do Tempo Infinito. Nela, ele discutirá os usos do tempo por jovens controlados pelas regras do consumo de drogas e do mercado em suas relações com os processos de despersonalização e desrealizações tanto no plano dos espetáculos e festas de massa quanto em seu cotidiano.

Crise de Filiação: Subjetividade e Sofrimento
28 de novembro (sexta-feira), às 14 horas
Sala da Congregação do IRI-USP, Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, Travessas 4 e 5, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição – Transmissão ao vivo pela web