Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Curso de especialização em saúde mental, imigração e interculturalidade tem inscrições abertas

Curso de especialização em saúde mental, imigração e interculturalidade tem inscrições abertas

por Victor Matioli - publicado 15/01/2019 15:15 - última modificação 19/02/2019 13:40

O curso é gratuito e conta com 30 vagas para profissionais que trabalham diretamente com imigrantes e refugiados. Os interessados devem enviar o curriculum vitae e uma carta de intenções para o e-mail imigrasaude@unifesp.br até o dia 15 de fevereiro.
Refugiados do Congo

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade, oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com o apoio do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA-USP. Segundo a professora Sylvia Dantas, que coordena tanto o curso quanto o grupo de pesquisa, a intenção é formar profissionais na abordagem intercultural para um trabalho de prevenção e promoção de saúde mental junto à população migrante.

O curso é gratuito e conta com 30 vagas para profissionais que trabalham diretamente com imigrantes e refugiados. A carga horária é composta por 188 horas teóricas e 184 horas práticas, com aulas, palestras e exercícios realizados sempre aos sábados, no campus Vila Clementino da Unifesp. De março a maio, as atividades acontecerão todos os sábados durante a manhã
e a tarde. De julho a dezembro, os encontros serão quinzenais, também aos sábados, durante a manhã e a tarde.

No total, 16 docentes — todos pesquisadores da temática — serão responsáveis por ministrar as aulas e supervisionar as atividades do curso. Os principais assuntos abordados serão: estresse de aculturação; modelo intercultural psicodinâmico; gênero e imigração; imigração e família; formas de mediação; plurilinguismo e educação bilíngue; relações inter-raciais; memória e tradição; comunicação intercultural; direito interno e internacional dos refugiados e imigrantes; história, memória, território e identidade; acolhimento na rede de saúde e assistência social; diferentes religiões e cosmologias; diferentes concepções de saúde e doença.

Para concorrer a uma das 30 vagas disponíveis, os interessados devem enviar o curriculum vitae e uma carta de intenções para o e-mail imigrasaude@unifesp.br até o dia 15 de fevereiro. O curso é gratuito e a taxa de inscrição é de R$80.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil


Curso de Especialização Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade
Curso gratuito, 30 vagas disponíveis
Interessados devem enviar CV e carta de intenções para imigrasaude@unifesp.br até o dia 15 de fevereiro
Mais informações por e-mail