Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Curso de extensão oferece aulas sobre fatores psicossociais da vida de refugiados e imigrantes

Curso de extensão oferece aulas sobre fatores psicossociais da vida de refugiados e imigrantes

por Vinícius Sayão - publicado 24/08/2017 17:55 - última modificação 29/08/2017 16:06

"Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade" tem como objetivo introduzir profissionais que trabalhem com imigração ao conhecimento de uma abordagem intercultural

A Unifesp realizará curso de extensão sobre fatores psicossociais que envolvem a vida de refugiados e imigrantes, tais como saúde mental e estresse de aculturação. Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade tem como objetivo introduzir profissionais que trabalhem com imigração ao conhecimento de uma abordagem intercultural. Devido ao limite de 30 vagas, os interessados em assistir às aulas devem mandar currículo e carta de intenções para seleção neste e-mail até 15 de setembro. A iniciativa tem o apoio do IEA.

Sylvia Duarte Dantas abre o evento e apresenta o expositor
Sylvia Dantas, coordenadora do curso

O curso é organizado pela psicóloga Sylvia Dantas, professora da Unifesp e coordenadora do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA. As aulas acontecerão aos sábados, nos dias 23 e 30 de setembro, 7 e 21 de outubro, 11 e 25 de novembro e 2 de dezembro. As aulas da manhã serão das 9h às 13h, já as da tarde serão das 14h às 17h, sempre no campus da Unifesp, na Vila Clementino. Confira a programação de cada dia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as ações sociais e de saúde que pretendem combater doenças e promover saúde e bem-estar devem levar em conta fatores psicossociais, compreendendo a cultura, as tradições e crenças e os padrões de interação familiar. “O curso baseia-se na perspectiva intercultural que propõe uma visão ampla, dinâmica e flexível dos fenômenos psicossociais e entende o desenvolvimento humano e suas manifestações decorrentes da relação dialética entre o sujeito e os contextos culturais e sociopolíticos em que vive”, explica Sylvia Dantas.

Os temas do curso serão: saúde mental, estresse de aculturação e modelo intercultural psicodinâmico; impacto da imigração na família e formas de mediação; educação bilíngue, bilinguismo e identidade cultural; imigração, relações inter-raciais e afetividade; traduzir e interpretar um “estranho estrangeiro”; direito interno e internacional dos refugiados e direitos humanos; e história, memória, território e identidade. Todos os temas serão abordados por especialistas em cada área.

O curso de extensão é voltado para psicólogos, psiquiatras, médicos, enfermeiros, educadores, assistentes sociais, pedagogos, profissionais de direitos humanos e demais profissionais e voluntários que atuam e/ou pretendem atuar em instituição e organização civil junto à população migrante.


Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade
Campus Unifesp, Vila Clementino
Mais informações e seleção: extensao13529unifesp@gmail.com
Facebook do curso