Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Curso EAD de Saúde Planetária agora terá versão em inglês

Curso EAD de Saúde Planetária agora terá versão em inglês

por Fernanda Rezende - publicado 15/01/2021 18:57 - última modificação 15/01/2021 18:57

Primeiro módulo do curso oferecido pela TelessaúdeRS estará disponível a partir do dia 18 de janeiro.

O Curso EAD de Saúde Planetária, oferecido pelo TelessaúdeRS em 2020, foi atualizado e traduzido para o inglês. Sua nova versão internacional teve tradução e adaptação da Planetary Health Alliance, entidade sediada na Universidade de Harvard, que é um consórcio de mais de 200 universidades, organizações não governamentais, institutos de pesquisa e entidades governamentais de todo o mundo comprometidas em compreender e abordar as mudanças ambientais globais e seus impactos na saúde. O primeiro módulo do curso está disponível na plataforma moodle do TelessaúdeRS a partir do dia 18 de janeiro. O lançamento oficial acontece em um evento online no dia seguinte, 19, às 18h pelo YouTube. Assista aqui: https://youtu.be/wjaH7LS9r1c

O curso piloto foi elaborado por 33 pesquisadores de saúde planetária e profissionais de saúde da América Latina. Oferecido gratuitamente pelo TelessaúdeRS em sua plataforma moodle no primeiro semestre de 2020, contou com quase 3.000 inscritos. Após a sua primeira edição uma nova versão com a revisão de todos os feedbacks dos participantes foi feita. O sucesso do piloto demonstrou o grande interesse pelo tema, não apenas profissionais de saúde, mas também educadores, cientistas da computação e outros profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

Entre os participantes dessa primeira edição está a médica de família e comunidade Carolina Lopes de Lima Reigada, que sempre teve interesse pela temática ambiental e viu no curso uma oportunidade para aprender mais sobre o tema e aplicá-lo na prática clínica. Segundo ela, o curso é um chamado para a ação, além de ampliar o olhar da saúde para os aspectos ambientais.

Carolina, que é preceptora do curso de Residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC) na Escola Superior de Ciência da Saúde, em Brasília, gostou tanto que decidiu incluir a temática de saúde planetária no currículo da residência. "Apesar de a medicina de família ter um olhar ampliado, tem muitas coisas das quais não nos damos conta e o curso ajuda a chamar atenção para essas coisas. Aqui em Brasília, por exemplo, temos seca todo ano e mesmo sabendo disso, as equipes de saúde não têm um plano estruturado para esse período. Inspirada pelo curso, agora a residência tem essa proposta de compreender a saúde planetária e então elaborar propostas, como é instigado no curso, de atuação em relação a isso nas comunidades", explica.

A fim de expandir a acessibilidade e o impacto deste curso, cujo conteúdo é todo baseado em evidências, a Planetary Health Alliance (PHA) tem trabalhado com um grupo de tradutores voluntários e do TelessaúdeRS para traduzir o curso para o inglês e ampliar o público-alvo para além do Brasil.

O resultado desse trabalho pode ser conferido a partir do dia 18, na plataforma Moodle do TelessaúdeRS, quando as inscrições estarão abertas para o mundo todo.

 

Estrutura do curso

O curso inclui módulos, questionários, atividades, fóruns de discussão e recursos complementares sobre os seguintes tópicos:

  • Saúde planetária e mudanças climáticas
  • Ondas de calor e estresse por calor
  • Poluição do ar e saúde
  • Doenças infecciosas sensíveis às mudanças climáticas
  • Caminhos para a saúde planetária: da participação social à gestão
  • Saúde mental e relacional
  • Alimentação e saúde planetária
  • Água e saúde planetária

 

A cada semana um novo módulo é aberto, sempre às quintas-feiras. Novos módulos serão abertos todas as quintas-feiras, a partir de 28 de janeiro.  Este curso pode ser concluído em no mínimo dez semanas, mas os participantes podem aderir e concluir o curso a qualquer momento até 31 de dezembro de 2021. Os participantes que concluírem o curso receberão um certificado de conclusão do TelessaúdeRS e da Planetary Health Alliance.

Sobre o evento de lançamento

O lançamento será realizado pelo TelessaúdeRS em sua página no YouTube e terá a participação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família (SBMFC) e do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), com a organização da PHA.

Os painelistas confirmados incluem Dr. Samuel Myers, Max Zimberg e Joanna Wagner da Planetary Health Alliance (PHA) e da Universidade de Harvard; Mayara Floss, coordenadora do curso e residente de medicina de família e comunidade no Grupo Hospitalar Conceição;  e Roberto Umpierre, coordenador geral da TelessaúdeRS. O evento será moderado por Ylana Rodrigues, designer instrucional e autora do curso junto ao TelessaúdeRS, e Joanna Wagner.

Dr. Sam Myers, Joanna Wagner e Max Zimberg falarão como representantes da Planetary Health Alliance (PHA). O Dr. Myers é o Diretor da Alliance, enquanto Joanna e Max trabalharam em estreita colaboração com a equipe do TelessaúdeRS no ano passado, auxiliando na tradução do curso original para o inglês. A PHA é um consórcio de mais de 200 universidades, organizações não governamentais, institutos de pesquisa e entidades governamentais de todo o mundo comprometidas em compreender e abordar as mudanças ambientais globais e seus impactos na saúde.

Mayara Floss apresentará o curso e explicará como ele funcionará com seus oito módulos, que abordam temas como poluição do ar, calor, doenças infecciosas, água, saúde mental, nutrição e ativismo. O curso tem um fórum e o conteúdo é orgânico e descontraído.

Também o Dr. Antônio Mauro Saraiva, coordenador do Grupo de Saúde Planetária do IEA-USP, falará sobre a 4a Conferência Anual de Saúde Planetária, que será sediada virtualmente na USP e realizada pela primeira vez na América do Sul, nos dias 25 a 30 de abril deste ano. Além disso, Maria Inez Padula, médica de família e representante da SBMFC, falará brevemente sobre a próxima Conferência Ibero-americana de Médicos de Família, que será realizada em Vitória-ES, no Brasil, nos dias 18 e 21 de agosto de 2021.

Ainda, Maria Inez Padula, médica de família e comunidade, representante da SBMFC, falará brevemente sobre a 7a Conferência Ibero-americana de Medicina Familiar, que será realizada simultaneamente ao 16o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Estes eventos terão como eixo central a Saúde Planetária e como está se relaciona com a Saúde das pessoas. Serão realizados  em Vitória-ES, no Brasil, nos dias 18 e 21 de agosto de 2021.