Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ribeirão Preto terá curso gratuito sobre a história da ciência e da química no Brasil

por João Rafael - publicado 13/06/2016 13:55 - última modificação 20/06/2016 11:17

Entre os dias 8 e 12 de agosto será realizado o curso "História da Ciência e da Química no Brasil". As atividades acontecerão das 8h30 às 12h30 no salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto.

Cartaz história da ciência

Entre os dias 8 e 12 de agosto será realizado o curso "História da Ciência e da Química no Brasil". As atividades acontecerão das 8h30 às 12h30 no salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP).

O curso irá analisar fatos históricos e personagens que marcaram a trajetória da ciência brasileira, debatendo suas influências, evoluções e atualidades, possibilitando um melhor entendimento de nossas origens científicas.

Os temas abordados serão: a natureza histórica da ciência; as técnicas e a ciência do século XVI ao século XVIII; cientistas como Vicente Coelho de Seabra Silva Telles e José Bonifácio de Andrada e Silva; a corte no Brasil e a institucionalização da ciência; instituições e cientistas independentes no século XIX; a química e D. Pedro II; origens da universidade brasileira e a química brasileira no século XX.

O curso é gratuito e o ministrante será o professor Carlos Alberto L. Filgueiras (Universidade Federal de Minas Gerais). As vagas estão abertas para toda a comunidade de Ribeirão Preto e região e os públicos-alvo são alunos da graduação e pós-graduação, professores do ensino superior e básico, além de demais profissionais com interesse na área. As inscrições podem ser efetuadas clicando aqui.

Os alunos da USP poderão também se cadastrar no curso pelo sistema Janus (https://uspdigital.usp.br/janus/componente/disciplinasOferecidasInicial.jsf), utilizando o código 5935962. Essa opção estará disponível entre os dias 1 e 10 de julho.

O curso é uma iniciativa dos Departamentos de Química, Psicologia e Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) em conjunto com o Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto (FMRP-USP), e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, FAEPA e Instituto de Estudos Avançados da USP Polo Ribeirão Preto (IEA-RP).

História da ciência e da química no Brasil

Entre os dias 8 e 12 de agosto
Salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP)
Inscrições gratuitas: Clique aqui