Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Inscrições abertas para curso sobre política pública de saúde mental e dependências químicas

por Beatriz Herminio - publicado 07/07/2022 15:35 - última modificação 11/07/2022 14:33

Estão abertas até 22 de julho as inscrições para o curso "Política Pública de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Sistema Único de Saúde (SUS): Direitos, Territórios e Participação Social". Público e gratuito, ele será desenvolvido ao longo de oito encontros por meio da plataforma Zoom, sempre às quintas-feiras, das 10h às 12h30, a partir do dia 4 de agosto.

As inscrições devem ser feitas pelo sistema Apolo. Caso o número de inscritos exceda as 150 vagas ofertadas, a seleção de alunos será por sorteio.

Objetivos

O curso propõe discutir as políticas públicas de saúde mental e suas articulações nas redes comunitárias de atenção à saúde.

Ao longo das aulas, os temas abordados serão: histórico da reforma psiquiátrica no Brasil e a Política de Saúde Mental do SUS (incluindo a de álcool e outras drogas e a relativa a crianças e adolescentes); conferências nacionais de saúde mental; marcos legais de garantia de direitos nacionais e internacionais; desafio da construção dos serviços de saúde mental; formação dos territórios periféricos com base nos direitos humanos e cidadania; e ações intra e intersetoriais na área da saúde.

Segundo os organizadores, a política pública de saúde mental, álcool e outras drogas tem como característica fundamental as experiências práticas nos serviços comunitários, os processos de desinstitucionalização e as proposições intersetoriais. Pessoas com problemas de saúde mental, seus familiares, trabalhadores, gestores, docentes e estudantes de saúde mental têm papel central na agenda de luta por uma sociedade sem manicômios, afirmam.

A partir dos anos 1990, instituiu-se como política de Estado a afirmação dos direitos de cidadania e liberdade, garantidos com o desenvolvimento de ações de serviços abertos de base territorial que substituem o modelo asilar. Depois de 2016, no entanto, essa política sofreu "importantes retrocessos".

O curso tem coordenação de Gislene Aparecida dos Santos, coordenadora do Grupo de Pesquisa nPeriferias, e coordenação técnica de Sônia Barros, professora sênior do IEA e pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas Públicas de Saúde Mental.

4 de agosto a 22 de setembro via Zoom
150 vagas - Inscrições pelo Sistema Apolo até 22 de julho