Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Curso apresenta pesquisas sobre relações culturais entre Brasil e França

Curso apresenta pesquisas sobre relações culturais entre Brasil e França

por Mauro Bellesa - publicado 23/09/2020 13:45 - última modificação 23/09/2020 13:45

De 5 a 16 de outubro, os interessados poderão se inscrever no curso gratuito online Relações Brasil-França: Imagens, Intermediações e Recepção, que será realizado pelo Grupo de Pesquisa Brasil-França em novembro.

Monteiro Lobato
A atuação do escritor Monteiro Lobato como crítico de literatura francesa será tema de uma das aulas

Em novembro, o Grupo de Pesquisa Brasil-França realiza o curso gratuito online Relações Brasil-França: Imagens, Intermediações e Recepção. O intuito da iniciativa é retomar a memória das relações entre os dois países e detectar e analisar suas possíveis ressonâncias no pensamento, na cultura e na literatura brasileira nos séculos 19 e 20.

Nas cinco aulas previstas, integrantes do grupo apresentarão os resultados de suas pesquisas com o objetivo de divulgar os trabalhos e aprofundar os estudos dos temas do curso. [Veja a programação abaixo.]

Com 100 vagas, o curso é aberto a todos os interessados e será ministrado via plataforma Zoom. As inscrições devem ser feitas de 5 a 16 de outubro pelo sistema Apolo [o link estará na página sobre o curso]. O preenchimento das vagas será por ordem de inscrição.

A lista dos matriculados e daqueles em lista de espera será divulgada em 19 de outubro. Quem tiver pelo menos 75% de frequência receberá certificado de participação.

Temática

A coordenação do grupo ressalta que a presença francesa no meio cultural brasileiro nos séculos 19 e 20 é muito significativa e amplamente conhecida na literatura brasileira e nos estudos comparados.

"Quanto à imagem do Brasil na França, temos o relato de viajantes franceses (em especial Ferdinand Denis, Auguste de Saint-Hilaire e Adèle Toussaint‐Samson) durante o período colonial."

No final do século 19 e início do século 20, a literatura e a imprensa brasileiras contaram com a contribuição de escritores cuja erudição lhes permitia acompanhar o meio literário francês, afirmam os organizadores do curso.

"Muitos desses autores estão atualmente bastante esquecidos e vamos apresentar a relevância que tiveram em sua época, seja pela temática ou pela recepção de novas propostas para o comportamento feminino."

O curso também tratará da circulação dos livros franceses em São Paulo, através do estudo da Casa Garraux, e da correspondência de Mário de Andrade nos anos 30 com personalidades francesas, sendo ele referência nos estudos sobre o negro no Brasil à época.

Programação

(Clique aqui para ler as sinopses das aulas)

4 de novembro

  • A Intertextualidade e o Universalismo nas Crônicas Machadianas - com Dirceu Magri (UFV)
  • Escritores Démodés: Victor Margueritte, Chrysanthème e Benjamin CostallatRegina Salgado Campos (FFLCH-USP)

9 de novembro

11 de novembro

  • Por uma História das Livrarias de São Paulo: O Caso Garraux e a Circulação dos Livros Franceses (1850-1910)Marisa Midori Deaecto (USP)

18 de novembro

23 de novembro

  • A Mário de Andrade, Africanista: Cartas de Nancy Cunard e Roger BastideLigia Fonseca Ferreira (Unifesp)
  • Monteiro Lobato, Crítico de Literatura Francesa: Séculos 19 e 20Ana Luíza Bedê (UFV)

Foto: Coleção Família Monteiro Lobato