Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Inscrições para curso sobre a Amazônia terminam em 8 de abril

Inscrições para curso sobre a Amazônia terminam em 8 de abril

por Mauro Bellesa - publicado 01/04/2015 11:15 - última modificação 03/08/2018 17:10

Objetivo do curso é promover a formação multidisciplinar sobre temas relevantes para a compreensão do contexto atual da região amazônica.

florestaamazonia2.jpgTermina no dia 8 de abril (quarta-feira) o prazo para inscrição na seleção de alunos do curso de extensão Diálogos sobre a Amazônia na Contemporaneidade: Ateliê de Ideias e Propostas, que terá a primeira de suas seis aulas no dia 14 de abril, às 14h, no IEA.

O objetivo central do curso é a formação multidisciplinar sobre temas relevantes para a compreensão do contexto atual da região amazônica. Os objetivos específicos são:

  • a criação de um espaço de debate e construção de conhecimento por meio de um ateliê de ideias;
  • a apresentação dos problemas contemporâneos da região amazônica e das soluções para sua resolução (soluções já em prática e/ou propostas de soluções inovadoras);
  • a articulação com especialistas sobre o tema;
  • a elaboração de um dossiê com artigos sobre o tema para a Revista Gestão de Políticas Públicas (RGPP).

Os candidatos devem ser pós-graduados ou pós-graduandos (stricto sensu ou lato sensu) e preencher a ficha de inscrição disponível online. A seleção para as 40 vagas disponíveis será feita com base no conteúdo das fichas de inscrição e o resultado será comunicado por e-mail. O acompanhamento presencial do curso dará direito a certificado de participação a quem tiver no mínimo 75% de presença.

Com exceção da primeira, as demais aulas serão sempre às segundas-feiras, das 14 às 17 horas, nos dias 11 e 25 de maio e 1º, 8 e 22 de junho. Todas as aulas serão transmitidas ao vivo pela web.

Alguns dos temas propostos para discussão são:

  • educação para a sustentabilidade;
  • economia tradicional X economia verde;
  • biodiversidade e água;
  • mudança climática;
  • cidades (Amazônia urbanizada);
  • fronteira (segurança e fluidez).

A aula inaugural, no dia 14 de abril, às 14h, será uma mesa-redonda sobre Políticas Públicas, Desmatamento e Ordenamento Territorial com Neli Aparecida de Mello-Théry (EACH, IEA e Procam-USP), Luiz Carlos Beduschi Filho - (IEE, IEA e Procam-USP), João Paulo Capobianco (IDS).

O curso é uma realização do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade do IEA. Os coordenadores são Neli Aparecida, Beduschi Filho, Capobianco e Juliana Cassano Cibim (também do IDS).


Diálogos sobre a Amazonia na Contemporaneidade: Ateliê de Ideias e Propostas — 1ª aula
14 de abril, às 14 horas
Curso para pós-graduados e pós-graduandos selecionados a partir ficha de inscrição enviada até 8 de abril
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Transmissão ao vivo pela web
Informações: Claudia Regina Tavares, telefone (11) 3091-1686 ou e-mail clauregi@usp.br
Foto: Arquivo IEA-USP