Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Curso sobre formas artísticas da Belle-Époque aos anos 1920 em Paris tem inscrições abertas

por Beatriz Herminio - publicado 28/04/2022 15:50 - última modificação 28/04/2022 15:52

Público e gratuito, o curso "Paris: a Vida, a Literatura e as Formas Artísticas da Belle-Époque aos Anos 1920" irá abordar a importância de Paris para o campo das artes do final do século 19 até os anos 1920. As inscrições vão até 5 de maio

Curso Paris Belle-Époque
Imagem: Robert Delaunay/Wikimedia Commons
Oferecido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, o curso Paris: a Vida, a Literatura e as Formas Artísticas da Belle-Époque aos Anos 1920 está com inscrições abertas, e será realizado de 17 de maio a 9 de junho. A organização é do Grupo de Pesquisa Brasil-França do IEA.

O curso é gratuito e será ministrado de forma online por meio da plataforma Zoom, com acesso somente para inscritos. Voltado a estudantes de pós-graduação, professores da rede pública e privada, graduados em áreas afins, estudantes de graduação e demais interessados, o curso irá abordar a importância e relevância da cidade de Paris para o campo das artes no período compreendido entre a Belle-Époque (que teve início após o final da Guerra Franco-Prussiana, no final do século 19, e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914) e os anos 1920. As aulas serão divididas em oito encontros, às terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h.

As inscrições devem ser feitas até 5 de maio pelo Sistema Apolo. As 100 vagas serão preenchidas conforme ordem de inscrição ou por sorteio, caso o número de inscritos exceda o limite de vagas.

Alguns tópicos a serem abordados são a efervescência musical parisiense da Belle-Époque; figurações de Paris na narrativa francesa dos anos loucos; o teatro em Paris entre 1900 e 1920; a crônica da vida artística parisiense por seus protagonistas; a flânerie em Paris na literatura da Belle Époque e arredores; representações de Paris na pintura da Belle-Époque e representações fotográficas da cidade. A primeira palestra, sobre o tema "1905-1924: Paris sans frontières?", será ministrada em francês, sem tradução simultânea. As demais, em português.

Com coordenação de Marisa Midori Deaecto, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e organização de Conrado Augusto Barbosa Fogagnoli, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), o curso será ministrado por nove docentes de diferentes universidades.

Contexto

Segundo os organizadores, os anos que precederam a Primeira Guerra Mundial e os que se seguiram a ela foram fundamentais para a formulação de proposições artísticas que "fariam fortuna no panorama mundial das artes". Nesse contexto, muitos artistas tinham Paris não apenas como local para se desenvolver, mas também como referência para seus trabalhos.

Os organizadores destacam que "tratar da cidade de Paris como tema das artes desse período é fundamental para iluminar o modo como a 'mitologia' parisiense incidiu sobre o trabalho e sobre a reflexão de grandes artistas da época".

Docentes do curso

Laurence Campa, da Université Paris Nanterre

Danieli Verônica Longo Benedetti, da Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Flávia Falleiros, da Unesp