Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Da escola para o museu

Da escola para o museu

por Thais Cardoso - publicado 21/09/2016 13:35 - última modificação 14/10/2016 10:56

V Seminário do Ciência Web discute a utilização de espaços não formais de divulgação científica, cultural e tecnológica como ferramenta para complementar o conteúdo dado pelo professor em sala de aula

Transformar o aprendizado em sala de aula em uma atividade leve e até mesmo lúdica tem sido um desafio para muitos professores. Porém, há locais especializados em utilizar momentos de lazer para ensinar algo novo ou inclusive reforçar conteúdos que o estudante já viu na escola: são os espaços não formais de divulgação científica, cultural e tecnológica, como museus, planetários, jardins botânicos, zoológicos, aquários, unidades de ciência móvel e outras associações que atuam na popularização da ciência e tecnologia no País.

Para familiarizar professores, coordenadores e demais gestores de escolas públicas do Estado de São Paulo com esses importantes instrumentos de complementação das aulas, a Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional Ciência Web, um projeto realizado no Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, realiza no dia 19 de outubro a 5ª edição do Seminário do Ciência Web.

“A realização desse Seminário propõe uma discussão e a elaboração de sugestões visando-se usar efetivamente espaços não formais com a finalidade de apoiar as atividades educacionais formais, além do encaminhamento dos resultados alcançados por esse evento às autoridades educacionais das secretarias municipais de educação dos municípios da região e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo”, explica a coordenadora da Agência e professora emérita do IEA Polo São Carlos da USP, Yvonne Primerano Mascarenhas.

O evento terá palestras de representantes de instituições como Parque Cientec da USP, Catavento Cultural, Museu da Língua Portuguesa e Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Complementando a programação, serão realizadas duas mesas redondas. A primeira vai abordar a pesquisa em educação não formal, com as docentes Tânia Margarida Lima Costa, da Escola de Educação Básica e Profissional (EBAP) da UFMG, e Alessandra Bizerra, do Instituto de Biociências da USP. Já a segunda mesa redonda terá como tema a interação entre espaços não formais e escolas em São Carlos, e vai reunir representantes da UFSCar, da Diretoria de Ensino de São Carlos, do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP e do Museu da Ciência Mário Tolentino.

Após o evento, a Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional Ciência Web vai elaborar um guia que será divulgado às escolas estaduais e municipais com informações sobre como usar os recursos educacionais existentes nos espaços científico-culturais participantes, além de uma listagem com os principais museus, centros e espaços de divulgação científica existentes no Estado de São Paulo.

O V Seminário do Ciência Web será realizado a partir das 8h, no auditório do CDCC, na Rua Nove de Julho, 1227, Centro, São Carlos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site do evento (www.cienciaweb.org.br/Vseminario). Mais informações pelo e-mail agenciacienciaweb@gmail.com.

V Seminário do Ciência Web
19 de outubro, a partir das 8h
Auditório do CDCC-USP (Rua Nove de Julho, 1227, Centro, São Carlos-SP)
Evento gratuito e aberto ao público