Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / David King fala sobre medidas para a redução das emissões de gases efeito estufa

por Flávia Dourado - publicado 16/03/2007 00:00 - última modificação 03/08/2018 17:03

Avoiding Dangerous Climate Change é o tema da conferência que o conselheiro científico chefe do governo britânico fará no dia 28 de março, na Sala do Conselho Universitário da USP.

davidkingiea.jpg
David King (centro) durante sua primeira visita ao IEA (junho de 2005)

A elevação em até 1°C na temperatura global poderá ser benéfica para algumas poucas regiões e setores, como aquelas situadas em altas latitudes e em certos ramos agrícolas, mas os efeitos negativos previstos para o planeta são extremamente mais numerosos e preocupantes. Esse é o caso da mudança já em curso na acidez dos oceanos, que poderá reduzir a capacidade de absorção do CO2 da atmosfera e afetar de modo permanente as cadeias alimentares marítimas.

Este e outros impactos das mudanças climáticas bem como as medidas que devem ser tomadas para a estabilização da concentração dos gases efeito estufa na atmosfera serão analisados na conferência Avoiding Dangerous Climate Change, que David King, conselheiro científico chefe do governo britânico, fará no dia 28 de março, às 14h30, na Sala do Conselho Universitário da USP. O embaixador Sérgio Amaral e Eduardo Krieger, presidente da Academia Brasileira de Ciências, serão os debatedores. O evento é uma co-realização IEA e Consulado Geral Britânico em São Paulo. Haverá tradução simultânea e transmissão ao vivo pela Internet.

O título da conferência é o mesmo de simpósio realizado em fevereiro de 2005 por iniciativa do primeiro ministro britânico Tony Blair. King, principal conselheiro científico do Blair, foi um dos participantes do encontro. Entre outros temas, o simpósio tratou de metas e opções tecnológicas para que se atinja a estabilização climática do planeta, com destaque para a necessidade urgente de mais investimentos em medidas que limitem as emissões de gases efeito estufa. De acordo com o do simpósio, sem essas medidas, deve-se manter a perspectiva de elevação da temperatura média do planeta em 0,5 a 2°C nos próximos 50 anos, previsão corroborada pelo relatório divulgado em fevereiro pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU.

A conferência do próximo dia 28 será uma ótima oportunidade para o público brasileiro ouvir King sobre os principais aspectos debatidos no simpósio de 2005, novos conhecimentos adquiridos desde então e medidas a serem implementadas. Uma delas é o projeto de lei, recentemente proposto por Blair, que estabelece a meta de redução de 60% das emissões de gás carbônico no Reino Unido até 2050.

Além de ser conselheiro do governo britânico desde 2000, King é também diretor da Agência de Ciência e Inovação do Reino Unido, chefe do Grupo de Pesquisa sobre Ciência da Superfície do Departamento de Química da Universidade de Cambridge e integrante do Queens' College, da mesma universidade.

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP