Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Debate aborda geração de energia limpa e transição energética na Alemanha

Debate aborda geração de energia limpa e transição energética na Alemanha

por Thais Cardoso - publicado 21/09/2015 14:55 - última modificação 29/09/2015 11:14

Evento do IEA Polo São Carlos da USP trará pesquisadores de universidade alemã e do IQSC-USP para falar dos temas

Em um mundo onde as alterações climáticas afetam cada vez mais pessoas, buscar fontes renováveis para a produção de energia tornou-se fundamental. Pensando nisso, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP promove no dia 29 de setembro, a partir das 17h20, no Auditório Paulo de Camargo e Almeida do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, o evento Fontes alternativas: um debate sobre regulação e geração de energia.

Dois tópicos serão destaque na discussão: a transição alemã para uma matriz energética sustentável e os conversores energéticos renováveis.

O primeiro tema será abordado pelo docente da HafenCity Universität Hamburg Martin Wickel. Desde o acidente com a usina nuclear de Chernobil, em 1980, na Ucrânia, a Alemanha vem buscando formas de migrar para uma matriz energética dominada por fontes renováveis, eficiência energética e desenvolvimento sustentável. Assim surgiu o Energiewende, ou revolução energética, que ganhou ainda mais força com o desastre da usina de Fukushima, no Japão, em 2011.

Wickel é docente da área de direito e em sua palestra, intitulada Managing the Energiewende - Regulation of the solar energy and wind energy in Germany, vai falar sobre o marco regulatório alemão de energia, que permite às pessoas que geram energia em casa vendê-la às concessionárias. A palestra será em inglês e não terá tradução simultânea.

Já o segundo tema será abordado pelo docente do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP Germano Tremiliosi Filho, na palestra Células a combustível: conversores energéticos renováveis. Em suas pesquisas, o docente trabalha principalmente com células a combustível de etanol direto e de glicerol, um subproduto da geração de biodiesel de baixo valor comercial.

O debate será moderado pelo coordenador do IEA Polo São Carlos e docente do IAU-USP Renato Anelli. A entrada para o evento é gratuita. Quem não puder comparecer ao local poderá acompanhar o debate pelos sites www.iea.usp.br/aovivo e www.iau.usp.br/transmissao. Inscrições e mais informações pelo telefone (16) 3373 9177 ou pelo e-mail ieasc@sc.usp.br.

Fontes alternativas: um debate sobre regulação e geração de energia
29 de setembro, a partir das 17h20
Auditório Paulo de Camargo e Almeida do IAU-USP – Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos (SP)
Evento gratuito e aberto ao público – Haverá transmissão ao vivo pelos sites www.iea.usp.br/aovivo e www.iau.usp.br/transmissao