Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Debate analisa negociações sobre mudanças climáticas

Debate analisa negociações sobre mudanças climáticas

por Sandra Codo - publicado 10/04/2009 00:00 - última modificação 03/08/2018 17:02

O Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do IEA realizará no dia 22 de abril, das 14h às 18h15, um debate para avaliação do estágio do conhecimento científico sobre o tema dos efeitos do aquecimento global e o estágio das negociações entre os países.

Em recente reunião em Copenhague, Dinamarca, foram expostos resultados de pesquisas que indicam perspectivas ainda mais inquietantes do que se supunha em relação aos efeitos do aquecimento global. Em seguida àquela reunião, houve uma rodada de negociação em Bonn, Alemanha, cujos resultados devem ser mais debatidos pela sociedade brasileira. O objetivo é estabelecer, até dezembro desse ano, metas mais claras de redução de emissões, o que certamente redefini ações em escala nacional e local.

Relacionado

Vídeos:

Para discutir esses aspectos, o Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais realizará no dia 22 de abril, das 14h às 18h15, no IEA, um debate para avaliação do estágio do conhecimento científico sobre o tema e as negociações entre os países.

A primeira sessão (14h) discutirá o tema "Mudanças Climáticas: Conhecimento Científico e Política", com Paulo Artaxo (IF-USP), Branca Americano (MMA) e Adriano Santhiago de Oliveira (MCT) como debatedores e Tercio Ambrizzi (IAG-USP) como coordenador. A segunda sessão (16h15) tratará de "Negociações Climáticas: um Balanço" e os debatedores serão Luiz Gylvan Meira Filho (IEA), José Eli da Veiga (FEA-USP) e Sérgio Barbosa Serra (MRE), sob a coordenação de Wagner Costa Ribeiro (IEA e FFLCH-USP).