Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Stefano Quintarelli debate as implicações socioeconômicas do futuro imaterial conectado

por Mauro Bellesa - publicado 17/01/2019 11:55 - última modificação 18/01/2019 17:47

No evento "Democracia, Autonomia e o Futuro Imaterial Conectado: Debate com Stefano Quintarelli", no dia 5 de fevereiro, às 11h, o pensador e político italiano Stefano Quintarelle debate os impactos do futuro imaterial conectado.
Stefano Quintarelli - 2013
Stefano Quintarelli

O pensador e político italiano Stefano Quintarelli, membro da Agência para a Itália Digital, estará no IEA no dia 4 de fevereiro, às 11h, para debater o futuro imaterial e a redefinição da sociedade em função da ubiquidade dos dispositivos, da coleta massiva de dados e da inteligência artificial (IA).

Intitulado Democracia, Autonomia e o Futuro Imaterial Conectado: Debate com Stefano Quintarelli, o evento terá como debatedor o diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o cientista da computação Demi Getschko. A mediação será do economista Ricardo Abramovay, professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP.

O debate será em inglês (sem tradução), gratuito e aberto a todos os interessados, mas requer inscrição prévia. Quem não puder comparecer poderá acompanhá-lo ao vivo pela internet.

Concentração de mercados

Abramovay destaca que atualmente nada está fora do alcance e dos impactos da economia da internet: "O poder das gigantes da tecnologia alcançou patamares inéditos e os efeitos em rede tendem a aumentar a concentração desses mercados, que possuem barreiras de entrada cada vez maiores". Ao mesmo tempo, valores democráticos são abalados em razão da combinação da coleta massiva de dados por aplicações de internet com a crescente capacidade de modulação do comportamento eleitoral por empresas especializadas, acrescenta.

Em contraponto a esse cenário, Abramovay vê o ressurgimento do direito concorrencial e da proteção de dados pessoais e a esperança de uma internet descentralizada e emancipadora.

Autor do livro "Instruções para um Futuro Imaterial” (com tradução a ser lançada em breve pela Editora Elefante), Quintarelli também abordará os “efeitos exponenciais” da computação e da IA, como a União Europeia tem lutado para implementar uma nova política concorrencial e de maior proteção de dados pessoais e, ainda, quais as possibilidades de inovação e manutenção da condição humana em ambientes sociotécnicos permeados por robôs e modulação constante do comportamento humano.

4 de fevereiro, 11h
Sala Alfredo Bosi, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia
Para assistir ao vivo pela internet não é preciso se inscrever