Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Desemprego no Brasil e perspectivas futuras

Desemprego no Brasil e perspectivas futuras

por Sylvia Miguel - publicado 01/10/2015 17:20 - última modificação 23/10/2015 16:40

Mercado de trabalho e conjuntura econômica ganham destaque em debate organizado pelo IEA.

Mercado de trabalho, emprego, renda, desenvolvimento social e econômico e formação profissional são temas recorrentes em debates do IEA e nos dossiês publicados pela revista "Estudos Avançados". No dia 16 de outubro, o IEA convida alguns dos grandes especialistas brasileiros para discutir a temática, que ganhará também um dossiê especial a ser publicado na próxima edição da revista do IEA, de número 85. O debate O Desemprego no Brasil acontece na Sala de Eventos do IEA, das 9h às 12h.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em julho de 2015 houve um recorde no crescimento anual da população desocupada, tendo como referência a série histórica iniciada em 2002. Em julho, a população que estava procurando trabalho no país atingiu 1,8 milhão de pessoas, um aumento de 9,4% frente a junho de 2015 e de 56% comparado a julho de 2014.

No debate no IEA, os conferencistas não só analisarão esse desempenho, como também apresentarão um amplo diagnóstico sobre o atual cenário e as perspectivas futuras do mercado de trabalho.

Com a mediação de Alfredo Bosi, editor da “Estudos Avançados”, o encontro terá como debatedores o economista Márcio Pochmann, que também coordena o seminário; Anselmo Luis dos Santos, diretor executivo do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT), da Unicamp; José Dari Krein, professor da Unicamp e também diretor do CESIT; ; e Lucia dos Santos Garcia, coordenadora nacional da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico (Dieese). Pochmann, Santos e Krein terão artigos publicados no dossiê sobre desemprego que a "Estudos Avançados" irá lançar.

Ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e ex-secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, Porchman analisa assuntos candentes como as alterações no rendimento do trabalhador e o aumento da taxa de desemprego nas metrópoles. Para ele, o panorama de desempregados nas cidades tem origem, fundamentalmente, no avanço da recessão econômica. Os reflexos das políticas de ajustes econômicos são analisados por Pochmann no artigo “Ajuste econômico e desemprego recente no Brasil metropolitano”, que será publicado nº 85 da revista. O artigo traz dados conjunturais consolidados dos últimos meses e os movimentos mais recentes do mercado de trabalho.

Santos, da Unicamp, analisa o padrão de inserção do jovem no mercado de trabalho brasileiro entre 2004 e 2015. As fases de relativa estagnação econômica, as transformações demográficas, o maior ritmo de crescimento em alguns períodos, os reflexos de políticas sociais impactam no mercado de trabalho. Luis analisará esses aspectos no debate, e também em artigo do dossiê, assinado com o economista Denis Maracci Gimenez, diretor adjunto do CESIT/Unicamp.

A intervenção do movimento sindical nas políticas que afetam o emprego e desemprego será o tema da conferência de Krein. No dossiê 85, ele publica com outros autores o artigo “As centrais sindicais e a dinâmica do emprego”.

O dossiê 85 conta também com artigo do sociólogo Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do DIEESE e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). No texto, Lúcio não apenas analisa a nova dinâmica do mercado de trabalho no Brasil, como também indica políticas e medidas para reverter o quadro atual.

 


O Desemprego no Brasil

Dias 16 de outubro, das 9h às 12h
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo.
Evento gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia pelo email clauregi@usp.br – Transmissão ao vivo pela web
I
nformações: .
telefone (11) 3091-1686.
Ficha do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/debate-desemprego-no-brasil