Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Diagnóstico da sustentabilidade de agroecossistemas

Diagnóstico da sustentabilidade de agroecossistemas

por Sylvia Miguel - publicado 03/11/2015 15:20 - última modificação 23/11/2015 17:19

Especialista apresenta metodologia de análise de sistemas complexos no dia 18 de novembro

home AgroecologiaA análise econômica convencional baseada na avaliação de custo-benefício é insuficiente e inadequada para retratar a sustentabilidade de sistemas complexos como a agroecologia. Para falar sobre o tema, o Grupo de Trabalho em Agroecologia do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia organiza, no dia 18 de novembro, o debate Monitoramento da Sustentabilidade de Sistemas Familiares em Transição Agroecológica.

O palestrante é o engenheiro agrônomo Gabriel Bianconi Fernandes, assessor técnico da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia. A moderação é de Hugh Lacey, ex-professor visitante do IEA, e Pablo Mariconda, coordenador do Grupo de Pesquisa. Com transmissão ao vivo pela internet, o encontro acontece das 8h às 11h, na Sala de Eventos do IEA. Não haverá necessidade de inscrição prévia.

O debate irá explorar a metodologia de diagnósticos de agroecossistemas desenvolvida na AS-PTA desde 1990. A AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia é uma associação de direito civil sem fins lucrativos que, desde 1983, atua para o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção do desenvolvimento rural sustentável no Brasil. A experiência acumulada pela entidade ao longo dos anos permitiu comprovar a contribuição do enfoque agroecológico para o enfrentamento dos grandes desafios da sustentabilidade agrícola pelas famílias agricultoras. A AS-PTA atua em diversas redes da sociedade civil voltadas à promoção do desenvolvimento rural sustentável.

A metodologia em questão incorpora na sua linha de análise a linha do tempo do agroecossistema e do território ao qual ele pertence; a valoração do produto completo e não apenas a sua parte comercializada; a relação com os mercados; a participação social; a equidade de gênero; a geração de renda; e o acesso a políticas públicas, entre outros quesitos.


Monitoramento da Sustentabilidade de Sistemas Familiares em Transição Agroecológica
Dia 18 de novembro, das 08h às 11h.
Sala de Eventos do IEA. Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo.
Transmissão ao vivo pela internet.
Inscrições e informações pelo email clauregi@usp.br, tel. (11) 3091-1686
Ficha do evento:
http://www.iea.usp.br/eventos/monitoramento-da-sustentabilidade-de-sistemas-familiares