Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A dinâmica das leis e seu impacto no desenvolvimento das cidades e na IA

A dinâmica das leis e seu impacto no desenvolvimento das cidades e na IA

por Fernanda Rezende - publicado 11/06/2019 16:15 - última modificação 12/06/2019 15:38

Exposição será feita por Carla Ventura, participante da 3ª edição da Intercontinental Academia, sobre Leis: Rigidez e Dinâmica.

ICA 3A dinâmica das leis e seu impacto nas cidades e na inteligência artificial estão sendo explorados pela professora da USP Carla Ventura na 3ª edição da Intercontinental Academia (ICA), realizada nos meses de março de 2018 e 2019 em Singapura e Birmingham, respectivamente.

Representante do IEA-USP nesse projeto de pesquisa interdisciplinar internacional, Carla falará no IEA, dia 17 de junho, às 14h, sobre o tema que vem trabalhando ao longo de dois anos e sobre a experiência de participar da ICA. Haverá transmissão ao vivo pelo site do IEA. A participação presencial requer inscrição prévia.

A ICA 3 foi organizada pelos IEAs das universidades de Birmingham, Reino Unido e Nanyang, Cingapura. Reuniu 18 pesquisadores de diferentes disciplinas e países para estudar um tema comum sob diferentes perspectivas: “Leis: Rigidez e Dinâmica”.

No IEA, Carla discutirá as lições apreendidas, refletindo sobre os caminhos construídos pelo grupo para lidar com os desafios do trabalho interdisciplinar, as diversas possibilidades de colaboração entre seus participantes, assim como a definição de algumas frentes de trabalho. Ela falará ainda sobre sua motivação no projeto, as características dos participantes, a organização e o formato inovador dos workshops da edição.

O projeto

Intercontinental Academia é uma iniciativa da Rede Ubias que reúne pesquisadores jovens e seniores para estudar um único assunto sob diversas perspectivas durante dois períodos de imersão. A primeira edição, cujo tema foi Tempo, foi organizada pelo IEA-USP e pelo Instituto para a Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya, Japão, em 2015 e 2016. A segunda edição, sobre Dignidade humana, foi promovida pelo IEA da Universidade Hebraica de Jerusalém e pelo Centro para Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld, Alemanha, em 2016.

Carla Ventura - PerfilPerfil

Carla é formada em relações internacionais e em direito, com mestrado em direito internacional e doutorado em administração. É professora do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto, onde ensina sobre direitos humanos, saúde, desenvolvimento, saúde mental, bioética e legislação da enfermagem, entre outros. Ela também coordena um grupo de pesquisa sobre saúde global, liderando uma equipe de graduandos, mestres, doutores e pós-doutores.