Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Projeto lança série de vídeos sobre direitos humanos das mulheres

Projeto lança série de vídeos sobre direitos humanos das mulheres

por Mauro Bellesa - publicado 17/04/2023 12:55 - última modificação 26/04/2023 13:00

Lançamento da série Por Que Esse É um Tema de Direitos Humanos das Mulheres? será no dia 27 de abril, às 18h, no Centro Universitário MariAntonia, São Paulo, SP.

Ilustração - Clínica de Direitos Humanos das Mulheres (CDHM)Será lançada no dia 27 de abril, às 18h, no Centro Universitário MariAntonia da USP, a série em vídeo Por Que Esse É um Tema de Direitos Humanos das Mulheres?, produzida pela  Clínica de Direitos Humanos das Mulheres (CDHM) da USP.

Haverá apresentação do projeto, exibição de curta-metragem e conversa com convidados. O centro fica na rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo, SP. A realização é da CDHM, MariaAntonia e Grupo de Pesquisa nPeriferias do IEA.

Estratégia educativa

A série foi produzida pela CDHM, com apoio da Fundação Tide Setubal, para ser usada como estratégia educativa na promoção de debates e troca de experiências sobre os direitos humanos de meninas e mulheres em espaços formais e não formais de aprendizagem. Os noves episódios [veja os temas abaixo] poderão ser assistidos no canal no YouTube da clínica. Os interessados em mais informações devem escrever para direitoshumanosmulheres@gmail.com.

Os temas abordados pela série surgiram em rodas de conversas com mulheres estudantes da comunidade USP (graduação e pós-graduação) e bolsistas de pré-iniciação científica (estudantes de ensino médio), de acordo com a coordenadora do projeto, professora Gislene Santos, que também coordena o nPeriferias, apoiador do trabalho.

Em razão da pandemia, o processo de roteirização, gravação e finalização dos episódios foi adaptado ao meio virtual, engajando as participantes, seja como interlocutoras, entrevistadoras ou produtoras de conteúdos autorais, explica Gislene.

Ampliação de direitos

A CDHM é uma parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social (Geppis) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) e o Laboratório de Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), ambos da USP, com o apoio do nPeriferias. Seu objetivo é  desenvolver ações de extensão, ensino e pesquisa sobre direitos humanos das mulheres.

A clínica realiza pesquisas sobre casos de violação de direitos de mulheres presentes no sistema de justiça e sobre mecanismos de advocacy para melhor proteger e alavancar direitos das mulheres em esfera nacional ou internacional.

Temas dos nove episódios da série

1 - Fenômeno da Impostora
As causas estruturais pelas quais diferentes mulheres partilham a mesma sensação de não pertencimento e de estarem fingindo diante dos próprios méritos e conquistas.

2 - Violência contra meninas e mulheres
A violência com base em gênero e como ela afeta de forma diferente mulheres diferentes.

3 - Lei Maria da Penha
A proteção legal contra a violência doméstica e familiar que vitimiza mulheres e os mecanismos de denúncia e fortalecimento de vítimas por meio das redes de apoio.

4 - Criação feminista de crianças e adolescentes
As possíveis contribuições das pedagogias feministas para (re)pensar a educação de meninas e meninos na desconstrução de estereótipos de gênero e promoção da equidade.

5 - Mulheres Trans e Travestis
Os desafios e conquistas em direitos humanos para mulheres transgênero e travestis, com ênfase nos múltiplos e mútuos atravessamentos que compõem a experiência dessas pessoas.

6 - Mulheres com deficiência
A partir da história de Frida Khalo, um debate sobre a invisibilização da deficiência e os diferentes modelos de interpretação da deficiência ao logo da história e em relação ao direito das mulheres com deficiência.

7 - Mulheres Negras
Como o racismo, sexismo e classismo estruturais têm lesado os direitos humanos das mulheres negras.

8 - Glossário - Parte I
Reflexões sobre acessibilidade, direitos humanos, direitos humanos das mulheres e Interseccionalidade.

9 - Glossário - Parte II
Reflexões sobre gênero, normatividade e patriarcado.

Ilustração: Clínica de Direitos Humanos das Mulheres