Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Marek Hrubec discute relações entre justiça social e direitos humanos

Marek Hrubec discute relações entre justiça social e direitos humanos

por Mauro Bellesa - publicado 18/10/2016 10:40 - última modificação 26/04/2021 17:32

Marek Hrubec, pesquisador da Academia de Ciências da República Tcheca, faz a conferência "Justiça Social e Direitos Humanos: Reconhecimento dos Direitos Sociais Além dos Estados-Nação" no dia 20 de outubro, às 14h, na Antiga Sala do Conselho Universitário.
Marek Hrubec - 2015
O filósofo e sociólogo Marek Hrubec, da Academia de Ciências da República Tcheca

O filósofo e sociólogo Marek Hrubec, do Departamento de Sociologia Política da Academia de Ciências da República Tcheca, faz a conferência Justiça Social e Direitos Humanos: Reconhecimento dos Direitos Sociais Além dos Estados-Nação no dia 20 de outubro, às 14h, na Antiga Sala do Conselho Universitário.

O evento será em inglês, sem tradução, e terá coordenação de Eduardo Bittar, professor da Faculdade de Direito (FD) da USP e integrante do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória, organizador da conferência.

O pano de fundo teórico do evento será a discussão sobre o estado atual da cultura democrática no âmbito do debate filosófico global. Segundo Bittar, para atingir uma qualificação mais exata da ideia de "reconhecimento internacional dos direitos sociais num mundo globalizado", o conferencista usará como referência as reflexões de autores de destaque internacional na área, como os filósofos Nancy Fraser e Axel Honneth.

Bittar destaca o papel formativo do evento, uma vez que "a análise das atuais estruturas legais internacionais pode explicar os limites da influência legal esperada dos Estados-Nação no exterior". Ele destaca que a construção de normas, tratados e leis sobre direitos sociais "ainda é um enorme desafio global, considerando a fome, a falta de água, a falta de acesso à moradia e à educação, desafios que deveriam ser enfrentados por todos".

Relacionado

Leia mais notícias sobre direitos humanos

"É com essa preocupação que a teoria do reconhecimento será analisada em paralelo com as normativas internacionais de direitos humanos, pois isto pode fornecer motivação para a política de reconhecimento, a fim de criar mecanismos reguladores supranacionais e globais em favor da justiça social."

De acordo com Bittar, a conferência de Hrubec permitirá perceber que as questões que escapam para o plano internacional e supranacional são aquelas não resolvidas nos níveis nacionais. "Os agentes sociais insatisfeitos com as soluções internacionais poderiam ser transformados em sujeitos das mudanças sociais dependentes de novas estruturas institucionais supranacionais e globais de justiça social."

20 de outubro, 14h
Antiga Sala do Conselho Universitário, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento em inglês, aberto ao público e gratuito, sem necessidade de inscrição
Transmissão ao vivo pela internet