Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Diretores do UBIAS discutem impacto da pesquisa

Diretores do UBIAS discutem impacto da pesquisa

por Sylvia Miguel - publicado 13/06/2016 16:50 - última modificação 20/06/2016 14:06

Quarto encontro da rede será coordenado pelo instituto de estudos avançados da University of Birmingham.
University of Birmingham

Instituto de Estudos Avançados da University of Birmingham, Inglaterra, sediará encontro da rede UBIAS.

Entre os dias 20 e 22 de junho, acontece em Birmingham, Inglaterra, o quarto encontro dos diretores do University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias). A rede reúne 34 institutos de estudos avançados baseados em universidades de todo o mundo, entre os quais o IEA-USP, que também integra o Comitê Diretivo. O IEA será representado pelo seu vice-diretor, professor Guilherme Ary Plonsky, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP).

UBIAS into Impact: Networking our academics to meet global challenges será o tema geral do encontro. Segundo os organizadores, o impacto nas pesquisas é uma agenda fundamental no sistema de pesquisa e ensino do Reino Unido e que vem sendo cuidadosamente observado em muitos outros países. Com isto, a reunião será uma oportunidade para a rede explorar essa agenda, considerar seus benefícios e riscos e estabelecer planos de ação e contribuições entre os integrantes da rede.

As sessões principais trarão temas como a importância da rede UBIAS e seus benefícios potenciais; a Intercontinental Academia (ICA); interdisciplinaridade e impactos nas artes e na ciência; mídia, engajamento e controle de dados no século 21; criação de ambientes intelectuais; educação de ensino superior no Reino Unido e União Europeia e a internacionalização da pesquisa.

Sob a coordenação do instituto de estudos avançados da University of Birmingham, o encontro desse ano terá ainda a participação do ex-diretor do IEA-USP, professor Martin Grossmann, que dará uma visão geral sobre o projeto ICA, no painel do dia 20. Na mesma sessão participam os pesquisadores Valtteri Arstila e Vanessa Hellmann, participantes da ICA sobre "Tempo" e "Dignidade Humana", respectivamente; os representantes do Israel Institute for Advanced Studies da The Hebrew University of Jerusalem, Michal Linial e Eliezer Rabinovici, e também Michael Röckner, do instituto de estudos avançados da Universität Bielefeld, Alemanha.

Os convidados do painel sobre ICA discutirão os resultados e perspectivas futuras do projeto. Em suas duas versões, a ICA desenvolveu trabalhos sobre “Tempo” e “Dignidade Humana”. O conteúdo das pesquisas sobre o tempo, no qual os participantes têm trabalhado desde a Fase São Paulo da ICA, irá subsidiar a criação de um Massive Open Online Course (Mooc, na sigla em inglês), que será disponibilizado gratuitamente na plataforma Cousera.

Na sessão de abertura do dia 20, os debates ficarão a cargo dos diretores Mike Hannon, da Birmingham IAS, e Bernd Kortmann, da FRIAS Freiburg. Os cientistas ministrarão palestras sobre o tema “The importance of UB-IASs and potential benefits of networking them”. Na sequência, cada diretor deverá apresentar o próprio instituto e as ações realizadas para o fortalecimento da rede.

Os convidados começam a chegar no campus principal da University of Birmingham a partir do dia 19 de junho. No fechamento da programação, no dia 22 de junho, está previsto um passeio ao famoso Royal Shakespeare Theatre, para a exibição da peça Dr. Faustus, de Christopher Marlowe.

Os encontros de diretores dos Ubias é uma oportunidade para os integrantes da rede trocarem experiências, promoverem o intercâmbio cultural e científico, e articularem parcerias interinstitucionais, como é o caso da ICA.

O encontro de diretores anterior, realizado em Taipei, Taiwan, em novembro de 2014, discutiu o tema Breaking Through Old Boundaries and Paradigms in a New Age of Globalization. O tema específico foi Rising East Asia in a New Age of Globalization.