Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Diretoria do IEA avalia a presença feminina no Instituto

Diretoria do IEA avalia a presença feminina no Instituto

por Fernanda Rezende - publicado 08/03/2021 18:01 - última modificação 08/03/2021 18:01

A diretoria do IEA divulgou hoje, dia 8 de março, uma carta a todo o seu corpo acadêmico e técnico-administrativo. O texto avalia a presença feminina no IEA e na sociedade, encerrando com um pedido para que aqueles que atuam no Instituto ajudem a promover um cenário de maior diversidade e igualdade entre os gêneros. Leia a íntegra abaixo:

O Dia Internacional da Mulher nos convida a olhar a condição feminina de perto e longe. Ao examinar a nossa Casa, sob a perspectiva da liderança notamos haver um razoável equilíbrio: 16 grupos de pesquisa e estudo são liderados por pesquisadoras, enquanto 19 o são por pesquisadores. Ressalta-se que essa configuração harmoniosa decorre exclusivamente da combinação de talentos e não de um balanceamento deliberado. E, a partir do ano passado, passamos a ter uma mulher em um dos dois cargos de direção do Instituto.

Ao examinar o status das mulheres na sociedade ampla, sob a mesma perspectiva da liderança, é mister reconhecer progressos, mas observar a persistência de um cenário consideravelmente desigual. Por exemplo, apenas um quinto das nações (poderes executivo e legislativo) é liderado por mulheres.

A responsabilidade por acelerar o avanço da condição feminina é coletiva – homens e mulheres trabalhando conjuntamente. Há um longo caminho a percorrer para eliminar a violência doméstica e os demais crimes contra a sua integridade e dignidade, incluindo assédios, estupros e os assim chamados “crimes de honra”. Outra trilha dessa extensa jornada deve estar voltada à criação de condições objetivas que estimulem o florescimento dos talentos das mulheres, inclusive no mundo acadêmico, onde subsiste o “teto de vidro”. Uma terceira frente para avanço é a valorização da mulher na História. Por fim, e igualmente importante, será promover a equidade de sonhos e perspectivas já na Educação Básica.

Ao cumprimentar as mulheres do IEA “no seu dia”, convidamos os nossos mais de 40 agrupamentos de pesquisa nas diferentes modalidades (cátedras, centros de síntese, observatório, núcleos de apoio à pesquisa, grupos de estudo, grupos de pesquisa, grupos de trabalho, programa de sabáticos) a, no contexto da valorização da diversidade humana, dar atenção especial às singularidades da condição feminina e de como evoluí-la.

Guilherme Ary Plonski, diretor
Roseli de Deus Lopes, vice-diretora