Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisadora discute a divulgação científica nas redes sociais

Pesquisadora discute a divulgação científica nas redes sociais

por Nelson Niero Neto - publicado 31/07/2019 18:40 - última modificação 01/08/2019 12:24

Germana Barata, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp, afirma que é dever da comunidade científica informar a sociedade sobre a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país

Redes SociaisAs redes sociais permitem que a comunidade científica divulgue com rapidez informações diretamente à sociedade e, assim, ajude a combater fake news. É sobre esse tema que Germana Barata, pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, falará no dia 14 de agosto, às 15h, na conferência Divulgação Científica nas Redes Sociais para Melhorar o Diálogo entre Ciência e Sociedade. O evento é público e gratuito, mas requer inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo pela internet. Para acompanhá-la, não é preciso se inscrever.

O Brasil é o 15º produtor de artigos científicos entre os países do mundo e o primeiro da América Latina. Como 95% das pesquisas do país são desenvolvidas em instituições públicas, Barata defende que é dever da comunidade científica informar a sociedade sobre a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país.

Assim, o uso das redes sociais pode ampliar as possibilidades de comunicação. “Não é preciso ser divulgador científico para comunicar melhor aos pares, tomadores de decisão e público em geral”, diz. “A comunidade acadêmica precisa se engajar nas redes sociais e tomá-las como canal relevante de comunicação e parte de sua tarefa profissional cotidiana”, diz.

A moderação ficará por conta de Gildo Magalhães dos Santos, professor da FFLCH e coordenador do grupo de pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina, do IEA, que organiza o evento.

14 de agosto, 15h
Sala Alfredo Bosi, IEA, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público, gratuito e com inscrição prévia online - Para assistir ao vivo pela internet não é preciso se inscrever
Mais informações: com Claudia Regina Pereira (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686