Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Agnaldo Farias trata das bienais e da exposição inaugural do MAM-SP, em 1949

Agnaldo Farias trata das bienais e da exposição inaugural do MAM-SP, em 1949

por Fernanda Rezende - publicado 18/10/2017 14:35 - última modificação 20/10/2017 17:52

Encontro no IEA acontece no dia 24 de outubro, às 14h30, e integra o ciclo “Cultura, Institucionalidade e Gestão”, da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.
Agnaldo Farias
Agnaldo Farias, que falará sobre a exposição “Do Figurativismo ao Abstracionismo” e das bienais

Em 1949, a exposição “Do Figurativismo ao Abstracionismo” marcava a inauguração do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, então localizado à Rua Sete de Abril, no centro da capital. Com curadoria de Leon Deagand, ela foi considerada a mais completa coleção de arte abstrata do mundo à época.

Por sua importância histórica, a mostra será tema da primeira atividade da nova fase do ciclo “Cultura, Institucionalidade e Gestão”, que tratará de exposições que colaboraram na representação cultural do Brasil contemporâneo. No encontro, que acontece em 24 de outubro, às 14h30 no IEA, o conferencista Agnaldo Farias irá abordar também as bienais. Haverá transmissão ao vivo pela web.

Agnaldo Farias é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, crítico de arte e curador, papel que desempenhou, entre outros locais, no MAM-RJ; MAC-USP; Instituto Tomie Ohtake; Centro Cultural Banco do Brasil; Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e na Fundação Bienal de São Paulo. Foi curador da Representação Brasileira da 25ª Bienal de São Paulo (1992), curador adjunto da 23ª Bienal de São Paulo (1996) e da 1ª Bienal de Johannesburgo (1995). Foi editor e organizador do livro “Bienal 50 anos” (Fundação Bienal de São Paulo, 2002).

O ciclo

"Cultura, Institucionalidade e Gestão" é um ciclo realizado pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. Dividido em quatro etapas, pretende fornecer um panorama crítico, atual e histórico da formação de uma estrutura cultural na cidade de São Paulo, pelo ponto de vista da gestão cultural em instituições. Os eventos têm como foco:

Relacionado

Todas as notícias da Cátedra

Programação do Ciclo

1) As relações entre arte, cultura e política;

2) O perfil de instituições culturais que fazem diferença na estrutura cultural de uma cidade como São Paulo;

3) A contribuição de certos gestores culturais na consolidação de um campo cultural no Brasil e em São Paulo;

4) O papel das exposições na representação cultural de um Brasil contemporâneo.

“A programação pretende oferecer um amplo e crítico panorama da situação da cultura no Brasil pelo viés da gestão cultural em instituições e organismos de representação cultural”, explica Martin Grossmann, coordenador acadêmico da Cátedra. Segundo ele, isso será feito por meio de uma dinâmica discursiva e reflexiva em interação direta com importantes equipamentos culturais da cidade e seus principais agentes.

A Cátedra Olavo Setúbal é resultado de uma pareceria entre o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e o Itaú Cultural. Foi iniciada em 2016 e este ano tem como titular o arquiteto Ricardo Ohtake, presidente do Instituto Tomie Ohtake.

Exposições I - Do Figurativismo ao Abstracionismo e Bienais

24 de outubro, às 14h30
Sala de Eventos do IEA-USP - Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5° andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet