Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Documentário produzido pelo IEA e pela Faculdade de Medicina recebe prêmio em festival

por Vinícius Sayão - publicado 21/11/2017 16:20 - última modificação 22/11/2017 09:19

Premiação MobiFilm
Paulo Saldiva, diretor do IEA, agradece premiação no festival ao lado de Diego Machado (à direita), roteirista e editor do documentário

O documentário ‘Dis’mobilidade Urbana, produzido pelo IEA e pela Faculdade de Medicina (FM) da USP, com apoio do Hospital das Clínicas (HC) da USP, foi um dos premiados na segunda edição do festival Mobifilm, evento que reúne e premia filmes sobre mobilidade e segurança no trânsito.

Realizado no dia 20 de novembro, o festival exibiu 47 filmes, divididos em nove categorias. ‘Dis’mobilidade Urbana recebeu menção honrosa na categoria “Independentes longas”, que teve como vencedor o filme “Bicicleta Brasil - Pedalar é Um Direito", de direção e produção de Renata Falzoni.

Alternando entre depoimentos de pacientes e profissionais, ‘Dis’mobilidade Urbana mostra a dificuldade que diversas pessoas sofrem para chegar ao HC, tanto a pé quanto por transporte público. Ao apresentar os problemas de mobilidade da região, o filme busca chamar a atenção para a necessidade de melhorar as condições de trânsito e infraestrutura daquela região, por onde passam 45 mil pessoas por dia.

O filme foi produzido e dirigido pela jornalista Fernanda Cunha Rezende, que coordena a área de comunicação do IEA, com apoio dos funcionários do Instituto, da FMUSP e médicos do HC. O roteiro e edição são de Diego Machado, aluno do último ano do curso de Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Mobifilm

Idealizado e organizado por Eduardo Abramovay, o festival tem como meta refletir e discutir sobre problemas de mobilidade urbana, buscando encontrar soluções para resolvê-los. O atual modelo de mobilidade implantado no país dificulta o deslocamento pela cidade, onde caminhar e andar de bicicleta se tornam atividades perigosas. Esta foi a segunda edição do festival. A primeira, realizada em 2016, exibiu mais de 80 produções nacionais sobre o tema.

O filme pode ser assistido na íntegra aqui.
registrado em: , ,