Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Documentos oficiais que pautam a educação serão debatidos por especialistas no IEA

Documentos oficiais que pautam a educação serão debatidos por especialistas no IEA

por Vinícius Sayão - publicado 04/12/2017 17:15 - última modificação 08/12/2017 17:57

No dia 20 de dezembro, especialistas discutem as vantagens e desvantagens de documentos oficiais que pautam a educação no Brasil, como os que regulamentam a Base Nacional Comum Curricular e outras resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC) ou de Secretarias de Educação
Educação básica

Documentos oficiais, como os que regulamentam a Base Nacional Comum Curricular e outras resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC) ou de Secretarias de Educação têm como intuito detalhar os programas de educação, na tentativa de tornar mais uniforme o ensino dado em todos os lugares do país. Eles também regulam a relação dos órgãos superiores da hierarquia administrativa com as escolas ou com a categoria profissional do magistério. A forma como tais documentos oficiais influenciam na educação básica pública será debatida no IEA no próximo dia 20 de dezembro, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pela internet. Para participar presencialmente, faça sua inscrição aqui.

Relacionado

Poucos matriculados em licenciatura e taxas de desistência demonstram falta de interesse na carreira de professor

Para educadores, qualidade da escola depende do contexto e das circunstâncias

Educação brasileira precisa se adaptar ao uso de tecnologia nas salas de aula

Organizado pelo Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais, o evento será dividido em duas mesas-redondas, uma na parte da manhã e outra à tarde, e acontecerá na Antiga Sala do Conselho Universitário da USP. De manhã, os conferencistas serão Maria Helena Guimarães de Castro, secretária Executiva do MEC, e César Callegari, do CNE; já na parte da tarde, Francisco Cordão, Conselho Estadual de Educação de São Paulo, fará a apresentação. Durante todo o dia, a moderação será de Elie Ghanem, responsável pelo grupo de pesquisa Ceunir-Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança Educacional.

“Este seminário focaliza os sentidos e efeitos que documentos oficiais têm ou podem ter em relação às práticas educacionais, seja pelo risco de não serem considerados seja pela possibilidade de criarem embaraços a uma atividade que demanda iniciativa e versatilidade”, explicam os organizadores.

Este será o quarto encontro de uma série de cinco seminários, previstos para acontecer até o início de 2018 sobre problemas da educação básica brasileira – que compreende educação infantil, ensino fundamental, ensino médio geral, ensino médio técnico e a Educação para Jovens e Adultos (EJA). O primeiro aconteceu em setembro e abordou a qualificação dos professores do ensino básico público e a infraestrutura de que dispõem para sua atuação. O segundo, em outubro, abordou a qualidade da educação, enquanto o terceiro, em novembro, debateu a tecnologia na educação. O próximo e último seminário será sobre experiências inovadoras.

Programação

 


Documentos oficiais: eles impelem ou impedem as ações educacionais?
20 de dezembro, às 9h
Antiga Sala do Conselho Universitário, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet
Inscrições via formulário
Mais informações: Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone: (11) 3091-1686
Página do evento

Foto: João Bittar / Ministério da Educação