Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Dois dirigentes do IEA tomam posse na Academia Brasileira de Ciências

Dois dirigentes do IEA tomam posse na Academia Brasileira de Ciências

por Mauro Bellesa - publicado 09/05/2013 17:40 - última modificação 09/05/2013 22:13

Luiz Roberto Giorgetti de Britto e Roberto Mendonça Faria, integrantes da Direção do IEA, tomaram posse como membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC) no dia 7 de maio.

Dois integrantes da Direção do IEA tomaram posse como membro titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC)  no dia 7 de maio, em cerimônia na Escola Naval do Rio de Janeiro: na área de Ciências Biomédicas, o neurocientista e fisiologista Luiz Roberto Giorgetti de Britto, vice-diretor do IEA e ex-diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP; na área de Ciências Físicas, o físico Roberto Mendonça Faria, coordenador do Polo São Carlos do Instituto. Os dois haviam sido eleitos na Assembléia Geral da ABC em dezembro de 2012.

Posse de novos membros da Academia Brasileira de Ciências em 2013
Cerimônia de posse dos novos acadêmicos

A solenidade contou com a presença de inúmeras personalidades, entre as quais: o ministro  da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Marco Antônio Raupp; o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães; o secretário-executivo do MCTI, Luiz Antonio Rodrigues Elias; a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Bonciani Nader; o almirante-de-esquadra Wilson Barbosa Guerra, secretário de Ciência e Tecnologia da Marinha do Brasil; o vice-almirante Ilques Barbosa Júnior, comandante do Primeiro Distrito Naval; o presidente da Finep e coordenador licenciado do Observatório da Inovação e Competitividade do IEA, Glauco Arbix; o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Augusto Gadelha; o secretário de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro, Franklin Coelho; o presidente da Fundação Conrado Wessel, Américo Fialdini Júnior; o diretor-presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques; e o presidente da Academia Nacional de Medicina, Marcos Moraes.

Pela direção da ABC, estavam presentes: o atual presidente, Jacob Palis; o vice-presidente (ex-conselheiro e ex-vice-diretor do IEA), Hernan Chaimovich; os diretores Evando Mirra, Fernando Garcia de Mello, Iván Izquierdo, João Fernando de Oliveira e Luiz Davidovich; e os vice-presidentes Regionais Mauro Martins Teixeira (Minas Gerais e Centro-Oeste) e Adolpho Melfi (São Paulo).

Perfis

Luiz Roberto Giorgetti de BrittoLuiz Roberto Giorgetti de Britto é graduado em ciências biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo (1970), com aperfeiçoamento na Università di Pisa, Itália (1975), mestrado em fisiologia e biofísica pela Unicamp (1978), doutorado em ciências (fisiologia humana) pela USP (1981), livre-docência em fisiologia pela USP (1986) e pós-doutorado em neurociências na University of California em San Diego, EUA (1992). É professor titular no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, do qual foi diretor (2005-2009), e vice-diretor do IEA desde outubro de 2009. Suas atividades acadêmicas envolvem sobretudo as neurociências, com uma abordagem comparativa e multidisciplinar, sendo a comunicação celular no sistema nervoso a linha de pesquisa principal.

Roberto Mendonça FariaRoberto Mendonça Faria é graduado em física pela USP (1976) e professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) desde 1999. do qual foi diretor de 2002 a 2006. Coordena o Polo São Carlos do IEA (desde 2009) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Eletrônica Orgânica, que conta com mais de 30 grupos de pesquisa em diversas áreas da física, da química e das engenharias. É presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat). Suas pesquisas enquadram-se na física da matéria condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades elétricas e óticas de filmes finos orgânicos, eletrônica orgânica e polímeros condutores.

Com informações (e foto da solenidade) da Academia Brasileira de Ciências