Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / 100 anos da Revolução Russa é tema da revista 'Estudos Avançados' 91

100 anos da Revolução Russa é tema da revista 'Estudos Avançados' 91

por Mauro Bellesa - publicado 18/12/2017 11:15 - última modificação 02/02/2018 10:59

A revista "Estudos Avançados" 91 dedica seu dossiê principal ao centenário da Revolução Russa; "Urbanismo, Sociedade e Cultura" e "Psicanálise e Cultura" são os outros dossiês da edição.

Capa da revista "Estudos Avançados" 91

Ao longo de grande parte do século 20, "não houve região ou indivíduo que não tivesse a vida atingida pela nuvem de sonho e pólvora" que se formou na Rússia em 1917, na opinião de Bruno Barreto Gomide, professor de literatura russa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Vários aspectos da história cultural, política e social da Revolução Russa são analisados em dossiê organizado por Gomide para a edição 91 da revista "Estudos Avançados", lançada este mês.

Com contribuições de pesquisadores do Reino Unido, Brasil e Argentina, o dossiê "Centenário da Revolução Russa" é constituído de uma parte dedicada à esfera da cultura, das ideias e da arte e outra voltada à história política e social da revolução.

No primeiro bloco, Galin Tihanov, do Queen Mary College da Universidade de Londres, trata de temas da história intelectual russo-soviética "pouco frequentados pelos estudiosos brasileiros", segundo Gomide, tais como as teorias da linguagem e o eurosianismo, além de propor uma redefinição do lugar de correntes intelectuais como o marxismo e o eslavofilismo no decorrer do período soviético. Evgeny Dobrenko, da Universidade de Sheffield, comenta a história das instituições artísticas e culturais soviéticas e faz uma leitura crítica da implantação e do significado do realismo socialista. Andrea Gullotta, da Universidade de Glasgow, traça um panorama circunstanciado da literatura produzida no gulag, complexo de campos de concentração soviéticos.

A segunda parte do dossiê abre-se com um balanço de Martín Baña, da Universidade de Buenos Aires, sobre as principais correntes historiográficas a respeito dos aspectos político-sociais da revolução, como é caso da "sovietologia política da Guerra Fria, da contribuição fundamental oferecida pela vertente revisionista da história social dos anos 1970 em diante e da 'virada cultural', que constitui uma veia forte dos estudos recentes". O dossiê termina com artigos de Daniel Aarão Reis, da Universidade Federal Fluminense, e Lincoln Secco, da FFLCH-USP, sobre alguns momentos-chave dos ciclos revolucionários de 1905 e 1921.

Urbanismo

"Urbanismo, Sociedade e Cultura" é o tema do segundo conjunto de textos de "Estudos Avançados" 91. O dossiê foi organizado pelo arquiteto e designer gráfico Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake e atual titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, parceria entre o IEA e o Instituto Itaú Cultural.

Relacionado

Revista "Estudos Avançados" é a mais acessada da SciELO em 2017

Para a constituição desse bloco temático, o pressuposto de partida foi considerar que a discussão sobre as cidades brasileiras "poderia e deveria" permear-se pelo contato entre o urbanismo e diferentes campos do conhecimento, segundo Ohtake.

Esse é a razão de os ensaios explorarem "as possibilidades de reflexão históricas e críticas acerca dos campos do urbanismo, da arte e da cultura", a partir de quatro eixos temáticos: a construção da cidade; a dimensão histórica da ação humana na cidade; a cidade como síntese do conhecimento; e o futuro da cidade brasileira. Esses quatro temas caracterizam, respectivamente, os artigos de Daniel Corsi, Lilia Moritz Schwarcz, Priscyla Gomes e Nelson Brissac Peixoto.

Psicanálise

Segundo o editor da revista, Alfredo Bosi, o terceiro dossiê da edição, intitulado “Psicanálise e Cultura”, com artigos de Nelson da Silva Junior, Christian Ingo Lenz Dunker, Vladimir Safatle e Pedro Ambra, “ilustra a amplitude das interações entre a psicanálise e a cultura, confirmando a fecundidade dos métodos psicanalíticos aplicados às ciências humanas e à literatura”.

Os artigos discutem: a alteração do lugar e do funcionamento social da ciência na cultura; as narrativas de sofrimento na literatura brasileira dos anos 2010; as implicações políticas dos conceitos de transferência, ato analítico e destituição subjetiva tais como elaboradas por Jacques Lacan a partir dos anos 1960; e a possibilidade da determinação do caráter simbólico dos processos identitários de gênero a partir de constituição de grupos e políticas de alianças.

A edição conta ainda com outros seis textos: depoimento da antropóloga Betty Mindlin sobre Ecléa Bosi, professora emérita do Instituto de Psicologia (IP) da USP, morta em 10 de julho; artigo sobre engenharia de sistemas complexos; uma análise de indicadores de adoecimento no magistério superior em função da sobrecarga de trabalho; e resenhas dos livros “Should We Fear Russia”, de Dmitri Trenin, “O Mundo Sitiado – A Poesia Brasileira e a Segunda Guerra Mundial”, de Murilo Marcondes, e “Desdizer e antes”, de Antonio Carlos Sechin.

Revista "Estudos Avançados" 91, 306 páginas, R$ 30,00 (assinatura anual com três edições: R$ 80,00). Informações sobre como assinar a publicação ou adquirir exemplares avulsos: www.iea.usp.br/revista ou com Edilma Martins (edilma@usp.br), tel. (11) 3091-1675.


Sumário da edição

Centenário da Revolução Russa

  • 1917-2017 e depois - Bruno Barreto Gomide
  • Filosofia e Pensamento Social Russo: Continuidade depois da Revolução de Outubro - Galin Tihanov
  • A Cultura Soviética entre a Revolução e o Stalinismo - Evgeny Dobrenko
  • O Gulag e a Literatura do Gulag - Andrea Gullotta
  • Como Narrar a História da Revolução Russa no seu Centenário? - Martín Baña
  • As Revoluções Russas e a Emergência do Socialismo Autoritário - Daniel Aarão Reis
  • O Centenário da Revolução Russa - Lincoln Secco

Urbanismo, Sociedade e Cultura

  • A Cultura na Cidade - Ricardo Ohtake
  • Incursões e Diálogos pelo Berço do Humano (Ou sobre Quando a Arquitetura Liberta a Cidade) - Daniel Corsi
  • Da Minha Janela Vejo o Mundo Passar: Lima Barreto, o Centro e os Subúrbios - Lilia Moritz Schwarcz
  • Por uma Estética Radicante: Deslocamento, Experiência e Cidade - Priscyla Gomes
  • O Rio, a Inundação e a Cidade. A Várzea do Tietê como Situação Crítica - Nelson Brissac Peixoto

Psicanálise e Cultura

  • Um Ponto Cego de "O Mal-Estar na Cultura": A Ciência na Era da "Instalação" - Nelson da Silva Junior
  • Mal-Estar na Literatura Brasileira Contemporânea - Christian Ingo Lenz  Dunker
  • Lacan, Revolução e Liquidação da Transferência: A Destituição Subjetiva como Protocolo de Emancipação Política - Vladimir Safatle
  • O Gênero entre a Lei e a Norma - Pedro Ambra

Textos

  • Engenharia de Sistemas Complexos - José Roberto Castilho Piqueira e Sérgio Mascarenhas de Oliveira
  • Psicodinâmica do Trabalho e Riscos de Adoecimento no Magistério Superior - Celina Hoffmann, Roselaine Ruviaro Zanini, Gilnei Luiz de Moura, Vânia Medianeira Flores Costa e Emanuelly Comoretto

Depoimento

  • Ecléa Bosi, a Grande Amiga - Betty Mindlin

Resenhas

  • Relações entre Estados Unidos e Rússia Hoje - Lenina Pomeranz
  • A Poesia Brasileira e a Segunda Guerra Mundial - Betina Bischof
  • A Dita do Desdito - Marcos Pasche