Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Revista publica artigos resultantes do seminário 'Celebrando José Saramago'

Revista publica artigos resultantes do seminário 'Celebrando José Saramago'

por Mauro Bellesa - publicado 08/06/2021 11:55 - última modificação 15/06/2021 17:17

"Revista Estudos Saramaguianos" 13 publica artigos produzidos a partir de exposições no seminário "Celebrando Saramago", realizado em dezembro de 2020, sob coordenação de Jaime Bertoluci, pesquisador colaborador do IEA.

José Saramago
José Saramago (1922-2010), Nobel de Literatura de 1998

Em dezembro de 2020, o IEA realizou o seminário online Celebrando José Saramago, numa homenagem ao escritor português Nobel de Literatura no 10º aniversário de sua morte. O evento teve como resultado uma série de artigos, cuja maior parte integra dossiê da edição 13 da "Revista de Estudos Saramaguianos", recentemente lançada e disponível online.

O seminário constituiu uma das atividades do projeto "O Ateu Amoroso: A Compaixão pelo Sofrimento Imposto pelo Homem aos Animais na Obra de José Saramago", desenvolvido no IEA pelo zoólogo Jaime Bertoluci, professor da Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP e pesquisador colaborador do Instituto. Os vídeos das exposições no seminário podem ser assistidos na Midiateca do IEA [Parte 1Parte 2].

Na ocasião do encontro, Bertoluci destacou que 2020, além de marcar uma década da morte do escritor, foi o ano da comemoração de 40 anos de publicação do primeiro romance de Saramago, "Levantando do Chão", e de 20 anos de outra de suas obras, "A Caverna".

Capa da "Revista de Estudos Saramaguianos" 13

Segundo Bertoluci, alguns dos artigos publicados na revista aprofundam o conteúdo original das exposições do seminário, enquanto outros trazem análises de obras de Saramago que não foram abordadas no evento, e "todos representam contribuições originais à fortuna crítica do mestre português".

Os artigos do dossiê são:

• Memorial do Convento: o Assalto à Caixa-Forte da História - Ana Paula Arnaut

• Para uma Teoria da Figuração em José Saramago - Carlos Reis

• "O Primeiro Som": José Saramago e o (Longo) Caminho à Palavra - Horácio Costa

• Como Desenhar um Elefante - Jaime Bertoluci

• José Saramago, Cronista - Jean Pierre Chauvin

• Caim, de José Saramago, entre o Mal e o Bem - Marcelo Lachat

Foto: Juanky Pamies Alcubilla/Flickr