Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Efeitos da privação de sono são tema de palestra no IEA Polo São Carlos da USP

Efeitos da privação de sono são tema de palestra no IEA Polo São Carlos da USP

por Thais Cardoso - publicado 25/06/2013 14:00 - última modificação 29/09/2015 16:57

Dormir, embora pareça algo improdutivo para algumas pessoas, é um ato fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. A redução do tempo de sono ou mesmo noites de insônia, por conta da rotina agitada a que as pessoas estão expostas atualmente, pode torná-las mais suscetíveis a diversas doenças, causar alterações hormonais e até dificultar o processo de aprendizado.

Para discutir esse importante tema, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP recebe no dia 3 de julho, a partir das 14h, a palestra “Os efeitos da privação do sono no nosso organismo”, com a profª Dra. Monica Levy Andersen. Ela vai abordar a neurobiologia do sono em seres humanos e animais usados em experimentos, os efeitos da privação de sono e as consequências dos distúrbios do sono, que podem atingir tanto crianças quanto adultos. A coordenação do evento é do coordenador de projetos do IEA Polo São Carlos, prof. Dr. Sérgio Mascarenhas.

Monica é docente e coordenadora do Laboratório de Sono em Ratos e Camundongos do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pesquisadora da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (Afip) e do CNPq, e membro da Sociedade Brasileira do Sono, Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório, American Association for Laboratory Animal Science, Sleep Research Society, European Sleep Society, World Association of Sleep Medicine, American Physiological Society, Society for Endocrinology e International Society of Gynecological Endocrinology. Também faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira dos Estudos da Dor e ganhou o Prêmio L'Oréal-ABC-Unesco para Mulheres na Ciência em 2007.

A palestra será realizada no auditório do IEA Polo São Carlos. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ieasc@sc.usp.br ou pelo telefone (16) 3373 9177.