Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Chapas de candidatos a diretor e vice-diretor do IEA devem se inscrever até 20 de fevereiro

por Mauro Bellesa - publicado 05/02/2020 10:35 - última modificação 05/02/2020 14:58

Relacionado
Visite a página com todas as informações do processo eleitoral do IEA

Os professores titulares e professores associados 3 da USP interessados em disputar a eleição para diretor e vice-diretor do IEA devem ser inscrever, sob a forma de chapa com os dois cargos, de 11 a 20 de fevereiro, na sede do Instituto, em São Paulo.

As chapas devem protocolar seu pedido de inscrição na Sala da Assistência Acadêmica do IEA (rua da Praça do Relógio, 109, térreo, São Paulo), das 9h às 18h. Isso deve ser feito mediante requerimento dirigido à Comissão Eleitoral assinado pelos constituintes da chapa, acompanhado de proposta de programa de gestão (até 20 mil caracteres).

A comissão divulgará até as 17h do dia 27 de fevereiro, no site do IEA, a lista das chapas com inscrições deferidas, bem como as razões de eventuais indeferimentos. Recursos deverão ser apresentados até as 17h do dia seguinte.

Os candidatos deverão se desincompatibilizar das funções de direção, vice-direção, presidência e vice-presidência das comissões de pesquisa; graduação; pós-graduação; cultura e extensão, caso tais funções sejam exercidas em unidades, institutos ou museus que possuam membros no Colégio Eleitoral.

Poderão se candidatar ou votar até mesmo os docentes que estiverem em férias ou que, afastados de suas funções (com ou sem prejuízo de vencimentos), estiverem prestando serviço em outro órgão da USP.

Eleição

A eleição será realizada no dia 10 de março, por meio de sistema eletrônico de votação e apuração de votos. Os eleitores que quiserem votar (eletronicamente ou em cédula de papel) na sede do IEA deverão comparecer no mesmo horário.

O primeiro turno acontecerá das 13h às 15h. Caso nenhuma chapa conquiste a maioria absoluta dos votos, será realizado, no mesmo dia, das 15h30 às 17h30, um segundo turno entre as duas mais votadas no primeiro turno. Será eleita a que obtiver maioria simples dos votos.

No dia da eleição, o IEA encaminhará aos eleitores, via e-mail cadastrado na base de dados da USP, mensagem com o endereço eletrônico do sistema de votação e a senha necessária para o exercício do voto. A apuração terá início imediatamente após o término da votação.

O Colégio Eleitoral será formado pelas seguintes categorias:

• atuais e ex-integrantes do Conselho Deliberativo;
  • presidente da Comissão de Pesquisa;
  • ex-diretores e ex-vice-diretores;
  • diretores das unidades de ensino e pesquisa e representantes das respectivas congregações no Conselho Universitário.

Subsídios

A portaria que regulamenta a eleição sugere que os candidatos utilizem os seguintes documentos como subsídios para a elaboração dos programas de gestão:

A Comissão Eleitoral é responsável pelos aspectos administrativos da eleição (inscrição, votação e apuração), divulgação do processo, identificação de potenciais candidatos e incentivo para que se candidatem. Seus cinco membros são:

Presidente:

• Janina Onuki, cientista política, professora e diretora do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.

Membros:

• Luiz Bevilacqua, engenheiro, professor emérito da Coppe-UFRJ, ex-reitor da UFABC e ex-professor visitante do IEA;
  • Marcos Buckeridge, botânico, professor titular e diretor do Instituto de Biociências (IB); coordenador do Programa USP Cidades Globais do IEA e ex-presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp);
  • Sergio Adorno, sociólogo, professor titular e ex-diretor da FFLCH, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV), editor da revista Estudos Avançados e conselheiro do IEA.

O processo eleitoral foi regulamentado pela Portaria 02/2020 do diretor do IEA, Paulo Saldiva, publicada na edição de 5 de fevereiro do "Diário Oficial do Estado de São Paulo".

Todas as informações sobre a eleição estão na página www.iea.usp.br/iea/eleicoes, que abrirá as propostas de programas de gestão quando a Comissão Eleitoral apontar as chapas habilitadas.

registrado em: , ,