Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Eleonora Cavalcante Albano faz conferência sobre o surgimento da sílaba nas línguas orais

por Sandra Codo - publicado 15/06/2011 00:00 - última modificação 20/01/2014 17:10

A linguista Eleonora Cavalcante Albano profere, no dia 30 de junho, a conferência "A Emergência da Sílaba nas Línguas Orais: Ontogênese ou Filogênese?". O evento faz parte do ciclo "Ciência Avançada", comemorativo dos 25 anos do IEA.

A terceira conferência do ciclo "Ciência Avançada", comemorativo dos 25 anos do IEA, será com a linguista Eleonora Cavalcante Albano, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, que falará sobre "A Emergência da Sílaba nas Línguas Orais: Ontogênese ou Filogênese?" no dia 30 de junho, às 17h30, no Auditório Alberto Carvalho da Silva, na sede do IEA.

eleonoraalbano.jpg
A linguista Eleonora Albano
Tomando como pano de fundo o pensamento contemporâneo sobre a evolução da linguagem, Eleonora partirá da estrutura da sílaba nas línguas naturais orais para confrontar duas visões correntes do seu desenvolvimento: a teoria arcabouço-conteúdo, de P. MacNeilage e B. Davis, e a fonologia articulatória ou gestual, de C. Browman e L. Goldstein. "Explicitados os vínculos dessas teorias com as formas evolutivas do oralismo e do gestualismo, examinarei dados sobre bebês aprendizes do português e do coreano com vistas à avaliar empiricamente as questões de base das teorias."

Doutora em linguistica pela Universidade Brown, EUA, Eleonora é professora titular da área de fonética e fonologia do Departamento de Linguistica do IEL-Unicamp, onde fundou, em 1991, e coordenou, até 2008, o Laboratório de Fonética e Psicolinguística (Lafape). Tem experiência nas fronteiras entre a linguística e a psicologia, com ênfase em fonética e fonologia (teoria e análise lingüística) e psicolinguística. Atua principalmente nas subáreas fonologia experimental (ou de laboratório), aquisição da linguagem e estatística linguistica. Suas contribuições científicas dos últimos 20 anos integram-se aos esforços internacionais em busca de um modelo coerente com a teoria dos sistemas dinâmicos que supere a cisão tradicional entre a fonética e a fonologia. É esse também o foco do seu grupo de pesquisa, o Dinâmica Fônica (Dinafon).

Assista ao vídeo do evento.

Foto: arquivo de Eleonora Cavalcante Albano