Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Workshop reunirá pesquisadores de eletroquímica da USP

Workshop reunirá pesquisadores de eletroquímica da USP

por Mauro Bellesa - publicado 10/09/2015 10:35 - última modificação 09/11/2015 11:56

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, com o apoio do IEA e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), realiza o workshop Energia, Sensoriamento e Meio Ambiente: A Eletroquímica na USP no dia 21 de setembro, das 9 às 18h, na Sala de Eventos do IEA.

Pesquisa em eletroquímica

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, com o apoio do IEA e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), realiza o workshop Energia, Sensoriamento e Meio Ambiente: A Eletroquímica na USP no dia 21 de setembro, das 9 às 18h, na Sala de Eventos do IEA. Trata-se do primeiro evento da série Strategic Workshops, organizada pela PRP-USP, sob coordenação de Hamilton Varela, professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e presidente da Comissão de Pesquisa do IEA.

O objetivo do encontro é articular os pesquisadores da USP que atuam na área de eletroquímica. Entre as principais linhas desta pesquisa na universidade, destacam-se a interconversão entre energias química e elétrica, sensoreamento, corrosão, remediação ambiental e sistemas complexos.

Participarão pesquisadores do Instituto de Química (IQ), do IQSC, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FCLRP).

A primeira parte do seminário será voltada à pesquisa em sensoriamento e meio ambiente. Sergio Machado, professor do IQSC que falará sobre sensores e biossensores eletroquímicos nanoestruturados, explica que sensores eletroquímicos são dispositivos que permitem o monitoramento de substâncias de interesse, como pesticidas em alimentos ou no meio ambiente, por meio de um sinal eletroquímico (corrente, potencial ou carga elétrica) que seja proporcional à concentração da substância.

Segundo Machado, quando este sinal é gerado por meio de uma reação biológica (como uma reação enzimática, por exemplo), estes sensores são chamados de biossensores. "Eles têm como principal vantagem sua especificidade, já que as reações enzimáticas ocorrem entre a enzima e seu substrato, estando livre de muitos interferentes presentes em amostras complexas, como de alimento ou de fluidos biológicos (sangue ou urina)", diz o pesquisador.

No período da tarde, os conferencistas abordarão questões que envolvem energia e meio ambiente. Um dos temas será o desenvolvimento de células a combustível, que são um exemplo de fonte de energia limpa, pois são alimentadas com hidrogênio e resultam apenas em energia e água. Além disso, possuem rendimento bem maior ao de motores a combustão.

As células a combustível são reatores que transformam a energia contida nas ligações químicas em energia elétrica, utilizando reagentes externos ao sistema, ao contrário das baterias comuns (geradores eletroquímicos de energia amplamente conhecidos), que fazem uso de reagentes contidos no sistema. Além disso, as baterias comuns só armazenam energia e precisam ser recarregadas.

O uso prático das células a combustível já ocorre em uma infinidade de situações, porém sua abrangência não pode ser ainda classificada como de larga escala. “Isto somente será atingido em um futuro próximo, depois de demonstrada sua durabilidade em longo prazo”, explica Edson Ticianelli, um dos moderadores do período da tarde.

Os interessados em assistir ao workshop no IEA devem fazer inscrição prévia. Quem não puder comparecer poderá assistir ao encontro pela internet.

Relacionado

Notícia

"A análise de oscilação de ciclos como ferramenta para entender o presente e prever o futuro"

Energia, Sensoriamento e Meio Ambiente: A Eletroquímica na USP