Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Em seminário, pesquisadores buscam integrar pensamento sistêmico ao debate sobre as alterações climáticas

por Nelson Niero Neto - publicado 17/02/2020 14:15 - última modificação 20/02/2020 15:49

Parte das atividades do Grupo de Estudos Saúde Planetária, "Pensamento Sistêmico e Modelagem Integrada" será no dia 5 de março

Enchente na Zona Leste de São Paulo
Eventos extremos ocasionados pelas mudanças climáticas podem levar a enchentes em grandes cidades como São Paulo | Foto: Marcos Santos/Jornal da USP
Procurar maneiras de mitigar os efeitos das alterações climáticas na vida humana é uma das maiores preocupações da comunidade científica internacional atualmente. No IEA, o Grupo de Estudos Saúde Planetária tem se debruçado sobre essa questão desde o ano passado, quando foi criado.

O próximo seminário do grupo a abordar o tema será o Pensamento Sistêmico e Modelagem Integrada: as Relações entre Saúde e Mudanças Climáticas, no dia 5 de março, às 14h. A proposta é introduzir a teoria do pensamento sistêmico nesta busca por soluções e adaptações, integrando conhecimentos interdisciplinares que envolvam a saúde humana e ambiental e as suas relações com as mudanças climáticas. Para participar, é preciso se inscrever. Para assistir a transmissão ao vivo, não é preciso fazer inscrição.

Para abordar o tema, o seminário terá exposições de Brian Fath, professor do Departamento de Ciências Biológicas da Towson University (Maryland, Estados Unidos) e de Bruno Meirelles de Oliveira, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam-USP), vinculado ao Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP).

A
moderação será de Antonio Mauro Saraiva, coordenador do Grupo de Estudos Saúde Planetária, professor da Escola Politécnica da USP e presidente da Comissão de Pesquisa do IEA. O debate será em inglês e português, sem tradução.

Mimes

Segundo os organizadores, a saúde e o bem-estar social serão afetados direta e indiretamente pelas alterações globais do clima — tempestades, aumento do nível do mar e oscilações bruscas de temperatura são alguns dos eventos extremos esperados. Com esse entendimento, explicam, é possível que a pesquisa na área seja orientada para buscar uma abordagem ampla e interdisciplinar, com o pensamento sistêmico.

No seminário, será apresentado ao público o “Mimes” (Multiscale Integrated Model of Ecosystem Services), técnica de modelagem integrada de sistemas aplicada às questões relativas à saúde e suas interfaces com as mudanças climáticas. A partir dele, é possível construir cenários e prever interações dinâmicas entre os ecossistemas e as atividades humanas.

Visando possíveis aplicações do Mimes em pesquisas da USP, os organizadores pretendem abrir um debate com o público após a apresentação da técnica.

5 de março, 14h
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia - Haverá transmissão ao vivo pela internet
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678