Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisadores analisam documento da Igreja Católica que alerta para degradação ambiental

Pesquisadores analisam documento da Igreja Católica que alerta para degradação ambiental

por Victor Matioli - publicado 19/10/2018 15:55 - última modificação 14/11/2018 12:09

Para falar sobre esse documento e suas proposições, o professor José Eli da Veiga, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, comandará o evento Religiões & Antropoceno: O Caso do Catolicismo, no dia 21 de novembro, a partir das 15h.
Desastre de Mariana

Diante do crescente impacto ambiental causado pelo avanço da civilização, é esperado que instituições potentes e seculares, como a Igreja Católica, se posicionem. Ainda que esse avanço, chamado pelos historiadores ambientais de “Grande Aceleração”, tenha se intensificado a partir da segunda metade do século 20, somente em 2015 foi divulgada a Encíclica Laudato Si', primeira manifestação pública da Igreja sobre o assunto.

Para falar sobre esse documento e suas proposições, o professor José Eli da Veiga, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, comandará o evento Religiões & Antropoceno: O Caso do Catolicismo, no dia 21 de novembro, a partir das 15h. Para participar do encontro presencialmente é necessário se inscrever. Haverá também uma transmissão ao vivo pelo site do IEA, sem necessidade de inscrição para acompanhar.

A exposição sobre a Laudato Si' será feita pelo sociólogo Ricardo Abramovay, professor sênior do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do IEE. Abramovay acredita que a principal virtude dessa Encíclica reside “no esforço de colocar em questão os modelos de produção e consumo em torno dos quais a vida econômica contemporânea está organizada”. Para ele, o documento é uma peça de acusação contra o poder das corporações globais, seus objetivos e os meios que usam para atingi-los.

Paola Montero, professora do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, também estará presente para comentar a Encíclica e debater suas teses. O professor José Eli da Veiga assumirá a função de moderador no encontro.

Relacionado

• Conversa Sobre o Sistema Terra:
Notícia | Fotos | Vídeo

• Conversa sobre o Antropoceno:
Notícia | Fotos | Vídeo

Antropoceno

Segundo Veiga, a “Grande Aceleração” é um dos fatores mais marcantes — e definidores — do antropoceno, ou a Era da Humanidade. Em outros dois eventos realizados em abril deste ano no IEA-USP, o professor incentivou debates sobre temas latentes do nosso tempo. Em Conversa Sobre o Sistema Terra, recebeu o cientista Carlos Nobre para tratar dos avanços na área. Em Conversa sobre o Antropoceno, convidou Sonia Maria Barros de Oliveira, professora do Instituto de Geociências (IGc) da USP, para debater a própria terminologia proposta em 1995 por Paul J. Crutzen.

Foto: Senado Federal/Flickr


Religiões & Antropoceno: O Caso do Catolicismo
21 de novembro, às 15h
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet
Para acompanhar presencialmente, é necessário se inscrever
Mais informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br); telefone (11) 3091-1678
Página do evento