Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro apresenta resultados de pesquisa sobre transparência na gestão da água

Encontro apresenta resultados de pesquisa sobre transparência na gestão da água

por Fernanda Rezende - publicado 18/04/2016 15:30 - última modificação 25/04/2016 09:59

Levantamento foi feito em 2013 e 2015 pelo GovAmb/IEE-USP. Seus resultados serão apresentados dia 27 de abril, às 9h30, no IEA.

ÁguaNos anos de 2013 e 2015, o Grupo de Estudos e Acompanhamento em Governança Ambiental da USP (GovAmb/IEE-USP) realizou avaliações sobre a transparência da gestão dos recursos hídricos no Brasil. O objetivo era entender as dinâmicas de disponibilização de informações nesse setor.

Para apresentar os resultados coletados e discuti-los com representantes de organizações da sociedade civil, da mídia e da academia, o GovAmb e o Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA realizarão no dia 27 de abril, às 9h30, o seminário Transparência na Governança da Água no Brasil, na Sala de Eventos do IEA. A discussão será transmitida ao vivo pela internet.

A organização do encontro é de Pedro Roberto Jacobi, coordenador do grupo de pesquisa do IEA e do GovAmb. Os expositores serão Vanessa Empinotti, professora da UFABC e membro dos grupos do IEA e GovAmb; Klaus Frey, professor da UFABC; Eduardo Geraque, repórter da Folha de S. Paulo; Mariana Tamari, da ONG Artigo 19; e Marussia Whately, da Aliança pela Água.

Gestão transparente

Nos últimos seis anos, a transparência passou a ser entendida por agências multilaterais como um indicador da efetividade, integralidade e legitimidade das práticas de governança e se transformou em um veículo para promover a diminuição da assimetria de conhecimento e poder no processo de tomada de decisão. A transparência é hoje um dos princípios básicos da gestão das águas, juntamente com os de participação e descentralização.

Realizado em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a ONG Artigo 19, o levantamento de 2015 teve a intenção de avaliar a transformação da disponibilidade de informações pelos órgãos gestores no transcorrer de dois anos.

Os dados foram coletados a partir dos sites de órgãos gestores responsáveis pela gestão da água dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal e validados por técnicos dos órgãos gestores pesquisados, numa tentativa de eliminar possíveis erros de consulta ou direcionamento do levantamento.


Transparência na Governança da Água no Brasil
27 de abril, às 9h30
Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, sem inscrição — Transmissão ao vivo pela internet
Informações: Sandra Sedini, telefone (11) 3091-1678 e sedini@usp.br
Página do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/transparencia-na-governanca-da-agua-no-brasil