Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro destaca relações comunitárias e sociais de imigrantes no Brasil

Encontro destaca relações comunitárias e sociais de imigrantes no Brasil

por Fernanda Rezende - publicado 13/11/2018 08:45 - última modificação 13/11/2018 15:07

No dia 26 de novembro, às 14h, o seminário Memórias da Emigração e Laços de Pertencimento reunirá imigrantes e/ou seus descendentes, além de pesquisadores da área, com o objetivo de evidenciar a existência de sujeitos relacionais na sociedade brasileira

Um encontro no IEA irá apresentar relatos de experiências comunitárias de pertencimento vivenciadas por imigrantes que se instalaram no Brasil e nele construíram redes sociais significativas.

No dia 26 de novembro, às 14h, o seminário Memórias da Emigração e Laços de Pertencimento reunirá imigrantes e/ou seus descendentes, além de pesquisadores da área, com o objetivo de evidenciar a existência de sujeitos relacionais na sociedade brasileira, os quais se constituem em significativos atores e interlocutores culturais e políticos. Haverá transmissão ao vivo pelo site do IEA. Para a participação presencial, é necessário realizar inscrição prévia.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do IEA, o evento atende a um de seus objetivos: aprofundar as relações entre experiências de pertencimento e a constituição do tecido social brasileiro, que, segundo os organizadores, é formado por uma diversidade de povos e culturas, algumas delas advindas de fluxos de imigração ocorridos ao longo do tempo.

O grupo considera que necessidades elementares e universais não são apenas o alimento e o abrigo, mas também a participação ativa na vida da sociedade brasileira.

Programação

14h

 

Introdução e Vídeo da Instalação da Artista Armeno-Carioca Rosana Palzyan:  "Uma história que eu nunca mais esqueci" de Roseana PalazyanMarina Massimi (IEA/USP)

14h15

Memória e Laços de Pertença: o Percurso de Recuperação dos Escritos de Claire e Wilhelm Lange Anette Hoffmann (FMRP e IEA/USP)

15h15

Laços de fé inscritos na memória: relato de uma imigrante alemã no BrasilMarcela Elias Santos (FFLCHRP/USP)

16h

Preservação da memória do núcleo colonial: um percurso desde os imigrantes italianos até seus descendentesMárcio Luis Fernandes (Universidade Católica do Paraná)

17h

Debate e conclusão


Memórias da Emigração e Laços de Pertencimento
26 de novembro, das 14h às 17h
Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet
Para acompanhar presencialmente, é necessário se inscrever
Mais informações: Cláudia R. Pereira (clauregi@usp.br); telefone (11) 3091-1686
Página do evento