Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro internacional debate a relevância do pensamento de John Rawls na atualidade

por Mauro Bellesa - publicado 28/10/2021 10:55 - última modificação 05/11/2021 16:28

De 8 a 11 de novembro, das 16 às 19h, o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória do IEA e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Unicamp realizam o encontro internacional "Imaginações Políticas para o Século 21 - John Rawls: Democracia e Justiça Social".

Capa da 1ª edição de "A Theory of Justice"
Exemplar da primeira edição de ''A Theory of Justice'', publicada pela Harvard University Press em 1971

Por ocasião do cinquentenário do clássico "Uma Teoria da Justiça", do filósofo político americano John Rawls (1921-2002), e diante dos "velhos-novos" desafios que se desenham nas cenas políticas da atualidade, o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Unicamp realizam no de 8 a 11 de novembro, das 16 às 19h, o encontro internacional Imaginações Políticas para o Século 21 - John Rawls: Democracia e Justiça Social.

Participarão pesquisadores de diferentes campos do conhecimento, representantes de perspectivas distintas sobre a obra rawlsiana [veja a programação]. As exposições serão em português, inglês e espanhol, sem tradução.

A coordenação do encontro é de uma das integrantes do grupo de pesquisa, Raissa Wihby Ventura, professora do Departamento de Ciência Política da Unicamp, e de Lucas Petroni, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisa e Planejamento (Cebrap) e do Centre for Ethics, Politics and Society (Ceps) da Universidade do Minho, Portugal.

Para eles, o cinquentenário da obra de Rawls coincide com o chamamento "urgente e incontornável" para que se imagine o que deve ser a vida em comum no século 21. "Cidadãos e cidadãs de democracias mais ou menos consolidadas têm sido chamados - quando não obrigados - a enfrentar obstáculos novos e outros tantos que insistem em (re)aparecer como parte dos desafios do nosso horizonte político."

"O aumento das desigualdades de renda e a manutenção histórica da concentração de riqueza nas democracias liberais, a ressignificação de padrões históricos de intolerância, o ressurgimento de forças autoritárias e antidemocráticas, a manutenção violenta de um status quo racista e misógino e a crescente instabilidade de instituições políticas obrigam a refletir e, quando não, a (re)pensar e a reavaliar a relevância e a natureza da teoria política rawlsiana", afirmam Ventura e Petroni.

John Rawls - 1971
John Rawls aos 50 anos, em 1971, ano de publicação de ''A Theory of Justice''

Eles explicam que a parte mais importante do legado de Rawls para a teoria/filosofia política contemporânea é a busca de critérios normativos que regulem as bases institucionais de sociedades moralmente diversas, economicamente afluentes e politicamente autogovernadas. "Como parte de tal interpretação, sustenta-se que a pergunta fundamental colocada por 'Uma Teoria da Justiça' é: qual concepção de justiça social seria a mais adequada para uma sociedade democrática?".

Os sentidos da obra ralwsiana não estão restritos aos seus sentidos teóricos e filosóficos, de acordo com os coordenadores do encontro: "Concordemos ou não com as teses ou com a concepção de 'justiça como equidade', parece inegável a afirmação segundo a qual estamos diante de uma obra responsável por revolucionar a natureza e as consequências dos argumentos normativos para os debates e as ações políticas, principalmente, mas não apenas, aqueles relativos aos conflitos distributivos do nosso tempo".

Ventura e Petroni destacam que termos e posições de Rawls são reinterpretados nos pareceres da Suprema Corte dos Estados Unidos, sendo o filósofo uma referência também nos pareceres do Supremo Tribunal Federal brasileiro. "Cópias de 'Uma Teoria da Justiça' foram agitadas por estudantes na Praça Tiananmen, em 1989, em protesto contra o governo autoritário da China, e pelo movimento Ocupar Wall Street no Zuccotti Park, contra a oligarquia financeira norte-americana."

Eles exemplificam a importância da obra de Rawls também com o fato de partidos políticos a nomearem explicitamente em suas plataformas políticas e de o futuro das políticas distributivas parecer depender direta ou indiretamente dos termos do liberalismo igualitário ("o debate sobre os modelos de renda básica incondicional é o exemplo mais recente").

"O domínio do vocabulário proposto pelo liberalismo político de John Rawls importa tanto para debates filosóficos sobre os termos da justiça social, quanto parece cada vez mais incontornável para reflexões sobre a relação entre os princípios normativos e o desenho de políticas públicas; entre princípios normativos abstratos e as bases institucionais concretas da justiça social."

8 a 11 de novembro, 16h
Evento online público e gratuito com transmissão ao vivo pela internet (não é preciso se inscrever)
As exposições serão em português, inglês e espanhol, sem tradução
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678