Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro discute consciência e direitos dos animais

Encontro discute consciência e direitos dos animais

por Mauro Bellesa - publicado 12/04/2010 00:00 - última modificação 03/04/2013 15:38

Os debatedores serão o neurocientista Sidarta Ribeiro e o psicólogo César Ades. A mediação será do advogado Rubens Naves.

"Evolução da Consciência e Direito Animal" é o tema do debate que acontece no dia 3 de maio, às 19h, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Os debatedores serão o neurocientista Sidarta Ribeiro e o psicólogo César Ades. A mediação será do advogado e jurista Rubens Naves.

Os animais têm consciência? Devem ser vistos apenas como objetos da compaixão humana ou são também sujeitos de direitos? Se existe uma dignidade animal e direitos animais a serem respeitados, quais seriam os critérios válidos para defini-los? Essas são algumas das questões a serem debatidas no encontro.

Naves destaca que novas teorias e descobertas científicas e sua possível repercussão sobre a ética, as leis e as práticas sociais estarão no centro dessa discussão, tão atual quanto os grandes desafios socioambientais, de convivência urbana e planetária, que hoje se impõem à civilização, às sociedades e aos indivíduos.

Ades comenta que a redescoberta dos modos de consciência do animal, de sua maneira típica de ver e de sentir o mundo e o grupo social nos força a rever as nossas posições éticas: "Mesmo que o animal não seja um agente moral num sentido humano, a sua relação conosco faz parte inevitável da reflexão e do agir ético".

Para Ribeiro, as diferenças mentais entre o ser humano e outros animais são uma questão de grau, não de essência. Ele considera que, "se chegarmos a compreender esse fato de forma tão cristalina como entendemos a estrutura celular ou a gravitação dos astros, nossa relação com a natureza se transformará radicalmente".

Segundo Naves, o encontro tratará de questões científicas e filosóficas complexas, mas ligadas a temas cada vez mais atuais e decisivos nas relações entre humanos e animais e, também, na forma como o homem vê a si mesmo e a seus semelhantes: "Não há como refletir sobre os direitos animais sem por em questão, direta ou indiretamente, os direitos humanos."

O debate é uma realização da publicação eletrônica "[em] Revista" do escritório de advocacia Rubens Naves-Santos Jr.-Hesketh, IEA, IINN-ESL e Livraria Cultura.

LOCAL: Teatro Eva Herz, Livraria Cultura do Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2.073, São Paulo.

direitoanimal.jpg

SIDARTA RIBEIRO(à esq.) é biólogo, neurocientista, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e chefe de Laboratório do Instituto Internacional de Neurociências de Natal "Edmond e Lily Safra";
CÉSAR ADES (centro) é psicólogo, etólogo e especialista em comportamento animal; diretor do IEA e ex-diretor do Instituto de Psicologia da USP, onde é professor titular do Departamento de Psicologia Experimental;
RUBENS NAVES é advogado, jurista, sócio titular do escritório de advocacia Rubens Naves—Santos Jr.—Hesketh e professor licenciado da PUC-SP.

Fotos: Divcom/IEA-USP