Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro discute governança ambiental e a questão da água

Encontro discute governança ambiental e a questão da água

por Mauro Bellesa - publicado 26/09/2013 17:05 - última modificação 22/10/2015 08:08

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, o evento reunirá especialistas do Brasil, Holanda e Espanha.

Canos d'água

ASSISTA AO VÍDEO
FOTOS DO EVENTO

Governança Ambiental e a Questão da Água é o tema do encontro que se realiza no dia 27 de setembro, às 10h30, no IEA, com a presença de especialistas do Brasil, Holanda e Espanha.  O evento dará continuidade a algumas das discussões empreendidas durante o 4º Encontro Internacional de Governança da Água, realizado de 23 a 26 de setembro.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, o encontro contará com as participações de Pedro Roberto Jacobi, coordenador do grupo de pesquisa, Maria Carmen Lemos, da University of Michigan, EUA, Jeroen Warner, do Wageningen UR, Holanda, e Lucia de Stefano, da Fundación Botin, Espanha.

Segundo os organizadores do evento, a governança da água representa um enfoque conceitual que propõe caminhos teóricos e práticos alternativos que façam uma real ligação entre as demandas sociais e sua interlocução em nível governamental. Explicam que, geralmente, a utilização do conceito inclui leis, regulação e instituições, mas refere-se também a políticas e ações de governo, a iniciativas locais e a redes de influência, incluindo mercados internacionais, o setor privado e a sociedade civil, que são influenciados pelos sistemas políticos nos quais se inserem.

A mudança climática, a liberalização do comércio e a privatização do setor água são os três principais fatores que colocam a questão da governança sustentável da água como questão global, segundo os especialistas: "Para avançar em direção a arranjos que permitam enfrentar os problemas locais, os desafios estão na promoção da eficiência no uso da água, na garantia de seu uso sustentável, no estímulo ao compartilhamento equitativo da disponibilidade hídrica e na necessidade de promover corresponsabilização diante da escassez".

A Sala de Eventos do IEA fica na rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização). Quem não puder comparecer poderá assistir ao evento em www.iea.usp.br/aovivo. Mais informações podem ser obtidas com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678.

Foto: Juan Antonio Canales