Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Com abordagem sociológica, encontro aborda tecnologia, patrimônio e políticas públicas no esporte

por Nelson Niero Neto - publicado 21/11/2019 18:25 - última modificação 25/11/2019 12:12

A 4ª edição do Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte será entre os dias 27 e 29 de novembro, no IEA

Sociologia do esportePara apresentar uma reflexão sobre o esporte na sociedade contemporânea, pesquisadores da área se reunirão na 4ª edição do Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte, entre os dias 27 e 29 de novembro, no IEA. Os participantes esperam aprofundar algumas temáticas referentes às práticas esportivas e suas significações culturais. Eles questionarão o papel do esporte como “indicador de repertórios de identidade num universo assinalado por disputas políticas e simbólicas”. A discussão será organizada em torno de três eixos temáticos: tecnologias, patrimônio e políticas públicas.

A atividade é organizada pelo IEA e o Ludens (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas), da USP. Aberta ao público, requer inscrição prévia. Para assistir à transmissão ao vivo no site do IEA não é preciso se inscrever.

Os três dias de encontro terão conferências e mesas redondas com temas diversos relacionados ao esporte. Entre eles, estão as possibilidades de aplicação de engenharia e inteligência artificial no esporte, a realidade virtual na educação física, as políticas sociais no campo esportivo e as relações das torcidas de futebol com a política. Confira a programação completa aqui.

Livro

Relacionado

Pesquisa estuda uso da Copa do Mundo por 3 Brics com o intuito de aumentar sua influência global

Pesquisa avalia que Copa e Olimpíadas não melhoraram visão da mídia estrangeira sobre o país

Assim como nos encontros anteriores, realizados em 2013, 2014 e 2016 na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP), o conteúdo das apresentações e dos debates irá compor o livro eletrônico "Esporte: organização e entidades", que ficará disponível no Portal de Livros Abertos e Livres da USP. Já há três livros disponíveis, relativos aos encontros anteriores. Todos de livre acesso, eles somam 42 capítulos.

Pesquisa

Marco Bettine, professor da EACH-USP e participante do Programa Ano Sabático do IEA, fará o encerramento das atividades com uma conferência acerca de sua pesquisa no Instituto. Ele analisa o uso estratégico da Copa do Mundo por três países dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em busca do aumento de seu soft power e como esse processo foi noticiado pela imprensa internacional.

O conceito de soft power contrapõe-se ao de hard power, que prevê a utilização do poderio econômico e bélico de um Estado para influenciar decisões de outro Estado ou corpo político. O soft power pressupõe o uso da diplomacia e da cultura como instrumentos de influência. As copas analisadas por Bettine em sua pesquisa são as da África do Sul (2010), do Brasil (2014) e da Rússia (2018).

IV Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte - Tecnologias, Patrimônio e Políticas Públicas
De 27/11/2019 a 29/11/2019 - 10h às 17h
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia - Haverá transmissão ao vivo pela internet