Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Site Qualidade da Democracia será relançado em debate sobre o tema

Site Qualidade da Democracia será relançado em debate sobre o tema

por Fernanda Rezende - publicado 19/06/2017 12:10 - última modificação 27/06/2017 14:25

Debate sobre democracia marcará o relançamento do site qualidadedademocracia.com.br, no dia 27 de junho, às 9h30
Manifestação em 2013
Momento político do Brasil aqueceu as discussões sobre qualidade da democracia (Foto: Marcos Santos/Jornal da USP)

Um debate acadêmico marcará o relançamento do site Qualidade da Democracia (qualidadedademocracia.com.br) no dia 27 de junho, às 9h30, na Sala de Eventos do IEA. Com transmissão ao vivo pela web, a participação presencial requer inscrição prévia.

No encontro, os conferencistas  avaliarão os 30 anos de democracia brasileira, levando em consideração o conceito de qualidade da democracia e sua aplicabilidade. Participarão o cientista político José Álvaro Moisés, editor do site e coordenador do Grupo de Pesquisa do IEA que leva o mesmo nome, e o professor do Insper Carlos Melo, ambos coordenadores do projeto.

Fora do ar desde os últimos meses de 2016 por razões técnicas, o site Qualidade da Democracia publicou durante cinco anos, quase diariamente, um conjunto de análises críticas da situação política brasileira e internacional. Do lançamento até a interrupção em 2016, foi acessado por mais de 977 mil usuários.

“O Brasil vive um momento delicado e decisivo. Mais do que nunca o conhecimento e o debate sobre os rumos a serem adotados para tirar o país da crise é fundamental, e essa é uma tarefa que só pode ser enfrentada com a participação e a contribuição de diferentes visões e perspectivas sobre o presente e o futuro do país”, avalia Moisés.

Segundo ele, a retirada do site do ar em 2016 abriu a oportunidade de uma reflexão sobre sua continuidade. A nova versão do projeto terá como diretriz a constância dos artigos, a dinâmica editorial e um modelo gráfico mais adequado, além de reafirmar “a importância e a centralidade do pluralismo que devem ter as contribuições de análise da democracia brasileira”, de acordo com o editor. Por outro lado, “espera-se que essas análises estejam baseadas na observação e na pesquisa rigorosas da dinâmica particular que caracteriza o regime democrático no Brasil”, explica.

Nesta nova fase, o projeto terá como parceiro o site Plus55, publicado em inglês para pesquisadores e jornalistas estrangeiros interessados no Brasil.

O evento de relançamento do site é promovido pelo Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia e pelo Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas (NUPPs).


Relançamento do site Qualidade da Democracia
27 de junho, às 9h30
Sala de Eventos do IEA - Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Butantã, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet
Inscrições via formulário
Mais informações: Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone: (11) 3091-1686
Página do evento