Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro reúne pesquisas sobre justiça na educação

Encontro reúne pesquisas sobre justiça na educação

por Victor Matioli - publicado 27/04/2018 14:10 - última modificação 26/04/2021 18:17

É possível pensar em uma escola justa? Para responder essa pergunta, o IEA realizará o seminário “Educação e Justiça e as Artes de Fazer o Comum na Escola”, no dia 29 de maio, às 9h.

Devido à greve dos caminhoneiros, este evento foi adiado. Nova data será divulgada em breve.

Sala de aula

É possível pensar em uma escola justa? O que seria uma escola justa, na visão de seus protagonistas, em que a inclusão, a hospitalidade, o acolhimento e a tensão entre a igualdade e a diferença estivessem contemplados? Para debater e responder essas perguntas, o IEA realizará o seminário “Educação e Justiça e as Artes de Fazer o Comum na Escola”, no dia 29 de maio, às 9h. O evento é gratuito e tem transmissão ao vivo pela web. Para acompanhar presencialmente é necessário fazer inscrição prévia.

Durante o evento, seis professores, de diversas instituições, conduzirão exposições sobre educação e justiça. O encontro é organizado pelo Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória, sob a supervisão de Flávia Inês Schilling, professora da Faculdade de Educação da USP (FE-USP) e vice-coordenadora do grupo.

O seminário será dividido em dois atos e, em cada um deles, três professores apresentarão as conclusões de suas pesquisas individuais. Na primeira etapa, Flávia Schilling coordenará as exposições de Pamela Esteves, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Alice Happ Botler, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Maria Cristina Vicentin, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

No segundo momento, Alice Botler será a responsável por coordenar as apresentações de Carla Biancha Angelucci, professora da FE-USP, José Manuel Resende, professor da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e Maria José Rezende, professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

De acordo com os organizadores do evento, os professores brasileiros e portugueses devem apresentar “pesquisas originais que permitem um novo olhar sobre o que nos acontece no cotidiano escolar”. Algumas das pesquisas que serão apresentadas já foram publicadas em um dossiê e podem ser encontradas neste endereço.

Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Educação e Justiça e as Artes de Fazer o Comum na Escola
29 de maio, 9h
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo