Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro trata da relação entre Marcel Duchamp e a artista brasileira Maria Martins

Encontro trata da relação entre Marcel Duchamp e a artista brasileira Maria Martins

por Mauro Bellesa - publicado 31/01/2018 12:25 - última modificação 07/02/2018 12:36

O evento "Ready Made in Brasil: Entre Trópicos" realiza-se no dia 7 de fevereiro, das 15h30 às 18h30, no Teatro do Sesi, em São Paulo.
Marcel Duchamp
O pintor, escultor, enxadrista e escritor franco-americano Marcel Duchamp
Maria Martins no ateliê em Paris - 1950
A escultora brasileira Maria Martins em 1950, ao lado de "O Impossível", sua obra mais famosa (à esq. na foto)

A relação do pintor e escultor franco-americano Marcel Duchamp (1887-1968) com a artista brasileira Maria Martins (1894-1973) e o diálogo do trabalho do criador dos readymades com outras linguagens, como o cinema e a literatura, serão explorados no evento Ready Made in Brasil: Entre Trópicos, no dia 7 de fevereiro, das 15h30 às 18h30, no Teatro do Sesi, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet.

O evento terá a exibição do filme “Maria - Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos” (2017), dirigido por Francisco C. Martins, seguida da conferência “Anarquismo, Anartismo: Começo, Criação e Comando”, proferida pelo professor e escritor argentino Raúl Antelo, autor do livro “Marcel com Maria: Duchamp nos Trópicos” (2010).

No livro, Antelo parte da estada de Duchamp em Buenos Aires (durante alguns meses de 1919) para traçar "um percurso labiríntico cujas marcas fundamentais são a relação amorosa do artista com Maria Martins, os avatares latino-americanos entre o surrealismo bretoniano e o batailliano e a noção duchampiana de “infraleve” aplicada à experimentação ensaística", segundo os editores da obra.

Na ocasião, haverá também o lançamento do catálogo da exposição "Ready Made in Brasil", em cartaz até 11 de fevereiro na Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp. Inaugurada em 10 de outubro, a exposição é uma homenagem aos cem anos do readymade “Fonte”, apresentado por Duchamp no Salão dos Artistas Independentes de Nova York em 1917. Com término em 11 de fevereiro, a mostra apresenta uma linha do tempo da produção de readymades por artistas brasileiros a partir dos anos 60.

O encontro é uma realização do Fórum Permanente, do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado do IEA e do N+1 - Arte Cultura. A atividade integra o 3º Ciclo de Palestras do grupo de pesquisa. A curadoria do ciclo é de Daniel RangelMartin Grossmann.

O evento é gratuito. Quem desejar assisti-lo presencialmente deve se cadastrar e reservar ingresso em www.sesisp.org.br/meu-sesi. Os ingressos remanescentes serão distribuídos no dia do encontro, a partir das 13h, no balcão da chapelaria do teatro, que fica na Avenida Paulista, 1.313, São Paulo.

Fotos: autoria desconhecida