Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro trata do princípio de precaução e da responsabilização em tragédias como a de Brumadinho

Encontro trata do princípio de precaução e da responsabilização em tragédias como a de Brumadinho

por Victor Matioli - publicado 13/03/2019 14:15 - última modificação 18/03/2019 12:23

O Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia realizará o evento Sobre Brumadinho: Princípio de Precaução e Responsabilização em Tragédias Socioambientais, no dia 19 de março, das 14h às 17h.

Barragem 1 em Brumadinho
Resultado do rompimento da Barragem 1, em Brumadinho (MG) | Foto: Vinícius Mendonça/Ibama
Os recentes rompimentos de barragens de rejeitos minerais em Mariana (MG) e Brumadinho (MG) forçaram a atualização das discussões sobre os riscos envolvendo grandes empreendimentos de mineração no Brasil. Com o objetivo de aprofundar este debate, o Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia realizará o evento Sobre Brumadinho: Princípio de Precaução e Responsabilização em Tragédias Socioambientais, no dia 19 de março, das 14h às 17h. A proposição da discussão é do Grupo de Trabalho Marx, Ciência e Tecnologia, que integra o grupo de pesquisa.

Para participar presencialmente do encontro é necessário realizar inscrição prévia. Também será possível acompanhar as atividades em uma transmissão ao vivo pelo site do IEA, para a qual não é preciso se inscrever.

Além de debaterem os riscos de grandes operações de mineração e da construção de barragens de rejeitos, os pesquisadores falarão sobre a necessidade de adotar medidas de precaução (utilizando o princípio da precaução) em projetos desse porte e sobre maneiras de responsabilização legal dos culpados pelos desastres naturais.

Participarão do evento Zenaida Luisa Lauda-Rodriguez, bacharel em direito e doutoranda em Ciência Ambiental pela USP, Daiane Carlos Hohn, graduada em Administração Rural e Agroindustrial e coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), e Hugh Lacey, pesquisador da Swarthmore College (Pennsylvania, EUA) e membro do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA.

Os coordenadores do debate serão Orlando Lima Pimentel, mestrando em filosofia pela USP, e Marcos Barbosa de Oliveira, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP, ambos membros do Grupo de Pesquisa que propõe o seminário.


Sobre Brumadinho: Princípio de Precaução e Responsabilização em Tragédias Socioambientais
19 de março, das 14h às 17h
Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet
Para acompanhar presencialmente, é necessário se inscrever
Mais informações: Cláudia R. Pereira (clauregi@usp.br); telefone (11) 3091-1686
Página do evento